Abertura de turnê mundial em Estocolmo resultou em um aumento nos preços de hotéis e restaurantes na região
Consumidores suecos a culpam a cantora Beyoncé pelo aumento dos preços na Suécia. Segundo o economista-chefe do Danske Bank, o maior banco da vizinha Dinamarca, a decisão de Beyoncé de iniciar sua turnê mundial “Renaissance” em Estocolmo no mês passado resultou em um aumento nos preços de hotéis e restaurantes na região. A presença de dezenas de milhares de fãs na cidade contribuiu para esse aumento.
Michael Grahn estimou que dois terços dos aumentos de preços observados no setor de hospitalidade em maio foram atribuídos à demanda adicional dos fãs de Beyoncé, conhecidos como BeyHive. Essa situação, por sua vez, resultou em uma queda menos acentuada na inflação geral do que o esperado. As estatísticas oficiais mostram que a inflação anual dos preços ao consumidor caiu para 9,7% em maio, em comparação com 10,5% no mês anterior. Economistas consultados pela Reuters previam uma desaceleração mais significativa, para 9,4%.
Grahn destacou que essa situação “definitivamente não é normal” e que, embora as estrelas visitem o país com frequência, raramente se observam efeitos como esse.
O economista também mencionou que muitos fãs viajaram para a Suécia para os dois shows esgotados no país, pois os ingressos eram relativamente mais baratos em comparação com outros lugares. Além disso, a fraqueza da moeda sueca aumentou seu poder de compra.
De acordo com Grahn, há uma quantidade limitada de hotéis e acomodações na área de Estocolmo, o que levou ao aumento dos preços, inclusive nos hotéis localizados a até 50 quilômetros da capital.
No entanto, ele espera que o efeito Beyoncé seja temporário e que os preços dos hotéis provavelmente diminuam em junho.
Glenn Nielsen, economista do Swedbank, disse que, embora os shows possam ter contribuído para aumentar os custos de acomodação em maio, os aumentos de preços surpreendentemente fortes foram “bastante amplos” e que a forte demanda em geral, bem como as altas pressões de custo, dão aos hotéis a capacidade e a motivação para aumentar os preços.