Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Banco Mundial prevê crescimento abaixo de 5% para a China

Estimativa é divulgada enquanto o governo chinês lança pacotes de estímulo para revitalizar a economia local

A economia da China deverá crescer menos de 5% em 2024, segundo estimativas divulgadas pelo Banco Mundial nesta terça-feira (8). A previsão é inferior à meta estabelecida pelo governo de Pequim, que esperava um crescimento em torno de 5% neste ano. A projeção do Banco Mundial aponta para um aumento de 4,8% no Produto Interno Bruto (PIB) chinês, refletindo o cenário econômico desafiador que o país enfrenta.

O anúncio ocorre no momento em que o governo chinês implementa novos pacotes de estímulo financeiro na tentativa de revitalizar a economia, que tem enfrentado dificuldades desde a crise no setor imobiliário, agravada pela pandemia de covid-19. Essas medidas buscam dar suporte ao crescimento econômico, mas, de acordo com o Banco Mundial, não substituem as reformas estruturais necessárias para garantir uma recuperação sólida e sustentável a longo prazo.

Em uma coletiva de imprensa, Aaditya Mattoo, economista-chefe do Banco Mundial para o leste da Ásia e o Pacífico, destacou que as ações de estímulo mais recentes “não são um substituto para as reformas estruturais mais profundas necessárias para impulsionar o crescimento de longo prazo”.

Apesar do cenário econômico incerto para este ano, o Banco Mundial revisou para cima sua projeção de crescimento para 2025, de 4,1% para 4,3%. Isso indica uma expectativa de leve recuperação no próximo ano, embora o desempenho da economia chinesa ainda esteja abaixo dos níveis registrados na última década.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.