O Diário Oficial da União de desta sexta-feira (16) trouxe uma resolução do Banco Central (BC) que modifica as regras para a implementação do open banking, reforçando a proteção de dados dos clientes. A principal mudança é a instituição de um manual de experiência do cliente que estabelece escopo de dados e serviços, programas de aplicação (APIs), serviços prestados pela estrutura de governança e segurança. Confira o que ocorre em cada estapa:
Fase 1
Começou a ser implementada em 1º de fevereiro, com o compartilhamento de dados das instituições financeiras ao público, como as características e preços de produtos e serviços bancários de varejo relacionados às contas, cartões de crédito e operações de crédito para pessoas físicas e jurídicas.
Fase 2
A ser implementada até 15 de julho, abrangerá o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais relativos às operações de crédito, contas de depósito e cartões de crédito, mediante prévio consentimento de clientes. Com isso, será possível adotar serviços customizados.
Fase 3
Prevista para 30 de agosto, com o início dos serviços de pagamento e de encaminhamento de propostas de crédito.
Fase 4
Previsto para 15 de dezembro, deve ampliar os produtos e serviços financeiros integrados à infraestrutura de open banking, com operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência complementar aberta.
(Com Agência Brasil)