Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Bolsonaro e Guedes apresentam pacote para equilibrar gastos e estimular a economia

Depois de a reforma da Previdência ser aprovada no Senado, o governo apresenta nesta terça-feira (5) um conjunto de medidas para equilibrar os gastos públicos, estimular a economia e contribuir para a geração de empregos no país. O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes (Economia) são esperados no Congresso. Eles pretendem entregar três propostas de emenda à Constituição (PEC): uma que eleva o controle fiscal para conter o avanço de gastos obrigatórios, principalmente com funcionalismo e benefícios sociais; outra que cria um tipo de regra de ouro para os estados e proíbe o endividamento público para pagar as despesas correntes, como os salários do funcionalismo público, benefícios de aposentadoria, contas de luz e outros custeios; e a última que trata de uma ampla revisão dos fundos constitucionais e infraconstitucionais. A expectativa é que o governo apresente também detalhes da reforma administrativa, para alterar as regras do funcionalismo público, como a redução do número de cargos intermediários e a mudança na estabilidade de novos servidores concursados.

Por que é importante

O governo aproveita o otimismo com a aprovação da reforma da Previdência para sugerir outras mudanças buscando promover a eficiência do Estado

Quem ganha

O compromisso com o ajuste fiscal e com a agenda liberal

Quem perde

Políticas intervencionistas e estatizantes

Compartilhe

Comentários

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.