Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Brasil deve bater recorde na produção de soja em 2024/25

A consultoria Safras & Mercado atribui o aumento às condições climáticas favoráveis em algumas regiões e às altas produtividades observadas

A produção de soja do Brasil na safra 2024/25 foi revisada para cima pela consultoria Safras & Mercado, alcançando o recorde de 173,71 milhões de toneladas. A projeção anterior era de 171,78 milhões de toneladas. O novo levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (10) e atribui o aumento às condições climáticas favoráveis em algumas regiões e às altas produtividades observadas, segundo o analista Rafael Silveira.

“O ajuste positivo reflete o cenário climático e as produtividades registradas, principalmente no Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso, onde as lavouras apresentam um quadro muito favorável”, afirmou Silveira em nota.

Se confirmado, o volume representará um crescimento de 14,1% em relação à safra anterior, marcada por problemas climáticos. Contudo, a consultoria destacou preocupações com possíveis reduções de produtividade no sul do Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul, além de um leve ajuste para baixo na estimativa de produção do Paraná.

Comercialização avança

A comercialização antecipada da safra de soja, cuja colheita está em início, atingiu 35% da produção esperada, equivalente a 60,83 milhões de toneladas. Esse volume representa um avanço de 4 pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior.

No mesmo período do ano passado, a comercialização antecipada era de 29,1%, enquanto a média histórica para o período é de 39%.

Produção de milho também sobe

A estimativa para a produção brasileira de milho na safra 2024/25 também foi revisada pela Safras & Mercado, alcançando 135,74 milhões de toneladas, quase 1 milhão de toneladas acima da projeção de novembro.

A alta é explicada por um aumento no rendimento médio da safra de verão, que passou de 6.821 para 7.068 quilos por hectare. No ciclo anterior, esse rendimento foi de 6.443 quilos por hectare.

Apesar disso, a maior parte da produção de milho virá da segunda safra, projetada em 96,5 milhões de toneladas no centro-sul do país, ligeiramente acima dos 96,3 milhões previstos anteriormente. No ciclo 2023/24, a produção foi de 85,9 milhões de toneladas.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.