Primeira colocada no ranking da International IMD, Suíça se destaca por investir forte em educação
O Brasil ficou em penúltimo lugar no ranking World Talent, que mede a capacidade de atração e retenção de empresas por país, publicado pelo International IMD (Institute for Management Development). O país fica atrás da Venezuela e à frente apenas da Mongólia.
O ranking leva em consideração 31 critérios, que envolvem dados concretos, além de respostas a pesquisas feitas com 4 mil executivos do mundo todo.
Uma das maiores disparidades entre os índices do Brasil e dos países mais competitivos é o investimento público anual em educação. Enquanto a Suíça, primeira colocada do ranking, investe US$ 26 mil por aluno a cada ano, o Brasil coloca US$ 1,9 mil.
O Brasil também investe menos em formação profissional e aprendizagem, em detrimento de disciplinas acadêmicas.
Trabalho remoto
Normalizar o trabalho remoto, total ou híbrido, aparece como fator determinante para a retenção de talentos ao redor do mundo e é determinante para a entrada e manutenção das mulheres no mercado, segundo o estudo.
“As economias em que o trabalho remoto é considerado menos prejudicial para o desenvolvimento de carreira são também as que se destacam na atração e retenção de profissionais altamente qualificados, bem como nos níveis de participação feminina no mercado de trabalho”, segundo o estudo.
De maneira geral, os países ainda não conseguiram retornar aos níveis de competitividade que se registrava antes da pandemia. A classificação média de talentos nos países do sul da Ásia e do leste europeu aproximou-se entre 2019 e 2023.
O ranking
O ranking World Talent é publicado pelo International IMD desde 2004. O objetivo do estudo é avaliar a capacidade de atração e retenção de talentos de um país.
O ranking leva em consideração 31 critérios, que são divididos em quatro dimensões:
- Capital humano: educação, formação profissional e aprendizagem.
- Mercado de trabalho: condições de trabalho, mobilidade e remuneração.
- Atração de talentos: qualidade de vida, ambiente de negócios e condições de imigração.
- Retenção de talentos: oportunidades de carreira, desenvolvimento profissional e flexibilidade.