Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Brasil nunca precisou tanto de calma, diz Haddad

Ministro da Fazenda alertou que as metas de inflação deixaram de ser atingidas na maioria das grandes economias

“O Brasil nunca precisou de tanta calma”. Com esta frase que tem se tornado quase um mantra em suas entrevistas, o ministro da Fazenda Fernando Haddad iniciou sua participação no CEO Conference Brasil 2023, entrevistado por Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual, no painel “Perspectiva Econômica Brasileira“.

“Estamos em vantagem do ponto vista geopolítico no cenário mundial. Se mantivermos a serenidade tudo pode dar certo para o Brasil”, tentou profetizar. O evento é promovido pelo BTG Pactual 

No cenário interno, o ministro destacou necessidade de “muito sangue frio” para lidar com um momento desafiador”.

Haddad frisou que o governo anterior deixou uma herança negativa de R$ 300 bilhões, incluindo o déficit dos estados, e que todas as áreas precisam trabalhar em harmonia para uma política econômica que promova o crescimento. “A autoridade fiscal não consegue fazer tudo”, lembrou. 

Reformas e regra fiscal

Otimista em relação aos diálogos estabelecidos com o Legislativo, disse que com o início do ano legislativo, será a hora de testar se vai dar mesmo certo. “A reforma tributária é importante não apenas pelos efeitos imediatos que vai gerar, mas para dissipar riscos fiscais e jurídicos que existem no Brasil”, reforçou. “Todo mundo apoia na teoria, mas na prática é mais complexo”.

Ele ocupou boa parte da conversa argumentando sobre a necessidade de trabalhar com metas reais. Por isso insistiu em uma taxa de juro menor para colocar em prática vários projetos de sustentabilidade financeira. “Isso exige paciência, precisamos ser demandantes, trabalhar com metas, mas elas não podem ser irreais, ou perdemos a credibilidade. As metas da inflação não estão sendo cumpridas no mundo todo e não podemos trabalhar com estes juros”, comentou. Logo adiante, completou: “Este é um mundo novo, todas as teorias econômicas estão falhando e precisamos ser humildes para ir tateando e encontrando os caminhos corretos, mas com agilidade”. 

Haddad anunciou que pretende antecipar para março o anúncio de uma nova regra fiscal para o país.  Além disso, comentou sobre projetos que já começa a desenhar para o Brasil. “Em Davos muitos empresários demonstraram interesse em colocar suas plantas no Brasil com objetivo de produzirem apenas com energia limpa. Já criamos uma equipe que está trabalhando para criar um plano com este viés”.

A entrevista com Fernando Haddad ocorre entre 2:04:33 e 2:55:50. Confira:

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.