Contudo, 85% dos entrevistados em estudo passaram a comprar menos em sites internacionais após a implementação da tributação
Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com o Instituto QualiBest, revelou que 93% dos brasileiros gostariam de encontrar mais produtos internacionais em e-commerces e marketplaces nacionais. A pesquisa também destacou que 85% dos entrevistados passaram a comprar menos em sites internacionais após a implementação da tributação.
Os varejistas online e marketplaces estão se adaptando ao crossborder, oferecendo produtos internacionais com fretes e prazos de entrega mais atrativos. No entanto, a pesquisa questiona se o mercado nacional está realmente preparado para essa evolução.
Principais atrativos dos produtos importados
De acordo com o levantamento, o principal motivador para as compras internacionais é o preço (81%), seguido pela falta de produtos similares no mercado nacional (30%). O gasto médio anual com produtos internacionais é de R$ 558, um aumento de 20% em relação a 2019 (R$ 463).
Os produtos mais procurados no e-commerce internacional são:
- Vestuário (48%)
- Eletrônicos (42%)
- Acessórios femininos (33%)
- Acessórios para smartphone (30%)
Preferência dos consumidores
A Shopee lidera como o site preferido dos consumidores (42%), seguida pela Shein (18%). A conveniência das compras por aplicativos é destacada por 81% dos participantes, que afirmam que essa modalidade facilita o processo de compra. As principais lojas onde os entrevistados já compraram algum produto são Shopee (82%), Shein (56%) e Aliexpress (50%).
Logística internacional
Em relação ao prazo de entrega, 94% dos entrevistados relataram que os prazos foram cumpridos, e 81% estão dispostos a esperar até 30 dias para receber seus produtos no Brasil. Além disso, 52% dos consumidores pagariam mais para receber suas encomendas em até 15 dias, prazo considerado ideal por 37% dos entrevistados.
Impacto da tributação
O conhecimento sobre a tributação de compras internacionais é alto, com 91% dos consumidores cientes das informações. No entanto, a tributação fez com que 85% dos entrevistados reduzissem suas compras em sites internacionais.
Essa pesquisa revela um cenário em que os consumidores brasileiros estão ávidos por mais opções de produtos internacionais em plataformas nacionais, apesar dos desafios impostos pela tributação e logística.