O golpe mais comuns foi o de falso pagamento
No Brasil, o ano de 2023 registrou um aumento significativo nas perdas financeiras decorrentes dessas atividades criminosas, totalizando mais de R$1,1 bilhão, conforme revelado por um estudo conduzido pela OLX.
De acordo com o levantamento, os golpes digitais afetaram os brasileiros em diversas modalidades, incluindo falsos pagamentos (30,5%), invasões de contas (25,6%) e coleta de dados (17,8%), sendo os dois primeiros os mais comuns, com aumentos de 19% e 51%, respectivamente, em comparação com o ano anterior.
A engenharia social continua sendo uma tática predominante adotada pelos golpistas, que buscam ganhar a confiança das vítimas para obter informações sensíveis e valores financeiros. Para combater essa crescente ameaça, especialistas enfatizam a importância da educação digital, destacando-a como um dos principais objetivos da Semana Mundial da Internet Segura, realizada anualmente em fevereiro.
“A prevenção ainda é a melhor solução para garantir um ambiente online mais seguro. Além das soluções tecnológicas, é fundamental educar a população digitalmente”, ressalta Beatriz Soares, VP de Produtos da OLX.
O modus operandi de golpistas costuma ser o de criar histórias capazes de ganhar a confiança de suas vítimas, sem que seu objetivo mal-intencionado transpareça.
“Os golpistas agem principalmente por engenharia social, ganhando a confiança das vítimas para conseguir dados e valores e pedem que migrem para plataformas menos seguras. Ajudar a população a entender como funciona o ambiente online e como se prevenir dos golpes é o primeiro passo para reduzirmos os golpes no ambiente virtual”, completa Beatriz.