Levantamento da Shopee aponta que a intenção de gastos para a data cai 1,4% em relação a 2022
O Dia dos Pais é uma das datas mais movimentadas para o mercado de varejo, no entanto, este ano os brasileiros planejam gastar menos com os presentes, de acordo com uma pesquisa realizada pela Shopee.
Segundo o levantamento, 60% dos respondentes pretendem gastar, em média, R$ 250, o que representa uma queda de 1,4% em relação à estimativa de gastos para a data em 2022. No ano passado, o comércio brasileiro teve o melhor Dia dos Pais desde 2011 em termos de crescimento anual, com uma alta de 7% nas vendas em comparação com 2021.
Entre as opções de presentes, a maioria (46%) pretende presentear seus pais com itens de moda. Os eletrônicos também tiveram um aumento, com 28% dos respondentes optando por esse tipo de presente, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. Outras opções incluem itens de esporte e lazer (9%), acessórios para veículos (6%), saúde e beleza (5%) e outras categorias (5%).
A pesquisa também revelou que 28% dos entrevistados consideram primeiro a faixa de preço ao pesquisar produtos na internet, e 13% priorizam o preço ao procurar produtos dentro de lojas físicas.
“Dar um presente com qualidade aliado a um preço acessível se tornou o mais importante para o brasileiro. Por isso, é comum que o consumidor pesquise e se informe cada vez mais antes de realizar a compra”, diz Felipe Piringer, diretor de marketing da Shopee.
A pesquisa foi realizada com 929 brasileiros em todos os estados do Brasil