Pesquisa da Webmotors revela que preço acessível, modelo desejado e especificações técnicas são os principais desafios na compra de veículos
Um estudo realizado pela Webmotors revelou que os principais obstáculos enfrentados pelos brasileiros ao comprar um carro são encontrar um preço acessível, o modelo desejado e as especificações adequadas. A pesquisa, realizada em setembro de 2024, mapeou as tendências e hábitos de consumo dos usuários da plataforma ao trocar de veículo.
De acordo com o levantamento, 62% dos entrevistados iniciam a busca por um automóvel nos classificados online, com a Webmotors sendo a plataforma preferida por 95% dos respondentes. As concessionárias, por sua vez, também desempenham um papel importante, sendo o ponto de partida para 29% das pessoas, especialmente entre os jovens de 18 a 25 anos, que compõem 64% dos participantes da pesquisa.
Quando questionados sobre o tempo necessário para escolher um carro, 26% dos entrevistados afirmaram que o processo leva cerca de três meses, enquanto 24% disseram que resolvem a compra em apenas uma semana. Entre os fatores que influenciam a decisão, “conforto” foi o mais mencionado (67%), seguido de “preço acessível” (56%) e “tecnologia” (52%). A tecnologia, em particular, foi destacada como importante por 65% daqueles que adquiriram um carro zero quilômetro em 2024.
Dificuldades na compra
No entanto, a pesquisa também revelou os maiores desafios na hora da compra. O principal obstáculo apontado foi a dificuldade de encontrar um preço acessível (80%), seguido da busca pelo modelo desejado (75%) e pelas especificações técnicas do veículo (56%).
Faixas de preço e categorias mais procuradas
Entre os entrevistados, 83% adquiriram veículos seminovos, com 27% optando por carros na faixa de preço entre R$ 50 mil e R$ 80 mil. A maior parte dos compradores (76%) preferiu comprar em concessionárias ou lojas, enquanto 24% optaram pela compra direta de pessoa física. No que diz respeito às categorias de veículos, os SUVs lideraram com 39% das preferências, seguidos de sedãs (29%) e hatches (22%).
Formas de pagamento
O financiamento foi a forma de pagamento mais utilizada por 45% dos compradores, sendo dividido em três modalidades: entrada em dinheiro, o carro atual como entrada, e financiamento total. A pesquisa também apontou que 87% dos entrevistados consideram os descontos em produtos ou experiências como um fator decisivo na escolha da instituição financeira.
De acordo com a CMO da Webmotors, Natalia Spigai, a procura por um carro maior, tecnológico e que cause menos dor de cabeça, especialmente após muito tempo com o modelo atual, são os principais gatilhos para a troca de veículo. “Nesse momento, a maioria dos usuários considera um automóvel que traga mais benefícios para o dia a dia. A motivação para a decisão é, portanto, a necessidade, afinal, as pessoas desejam um veículo que traga atualizações tanto em tecnologia quanto em suas funcionalidades”, explica.
Comodidade e realização de um sonho são outros pontos importantes na hora da escolha. “Contudo, o consumidor busca um veículo que tenha um bom custo-benefício, seja econômico, confortável e tenha um preço acessível, sendo essencial para atender às suas expectativas”, acrescenta Natalia.
O levantamento da Webmotors ouviu 664 pessoas. A amostragem teve em sua composição 16% de mulheres e 84% de homens, a maior parte dos entrevistados na faixa etária de 36 a 45 anos (31%) e habitantes da região sudeste (68%).