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Brinquedos e jogos importados crescem 29% no Brasil

A maioria dos produtos vem da China, principal fornecedor do país

As importações de brinquedos e jogos atingiram US$ 449 milhões (R$ 2,3 bilhões) até setembro deste ano, registrando um aumento de 29% em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com pesquisa realizada pela Vixtra, fintech de comércio exterior.

O crescimento foi puxado pela categoria de videogames, que cresceu 72% e representou 53% do total importado. Na visão de Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra, o Dia das Crianças, comemorado na quinta-feira (12), é responsável por parte desse crescimento.

“Importar jogos e brinquedos é uma maneira de oferecer preços mais competitivos. Como as importações levam mais tempo para chegar aos estoques, há todo um planejamento por parte dos comerciantes”, diz ele. “As encomendas são feitas com bastante antecedência.”

Os produtos vêm, de forma majoritária, da China, que é o principal fornecedor de brinquedos e jogos para o Brasil, representando 86% do total importado nos primeiros nove meses de 2023. Com isso, em valores, esse crescimento representou US$ 98 milhões, mais de 99% dos US$ 102 milhões do crescimento registrado no período avaliado. O Vietnã vem logo em seguida com 3% e Malásia com 2%, completando o top 3 dos principais exportadores.

O aumento das importações pode representar uma ameaça para as empresas locais, que competem com produtos estrangeiros mais baratos. No entanto, as empresas locais também podem se beneficiar do aumento das importações, uma vez que podem ter acesso a produtos em condições mais favoráveis.


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