Varejista discorda com o aumento de preços dos produtos da empresa
O Carrefour, maior varejista da França, anunciou nesta quinta-feira (4) que deixará de vender produtos da PepsiCo, como refrigerantes Pepsi e 7up e batatas fritas Lay’s. A medida foi tomada em resposta a aumentos de preços considerados “inaceitáveis” pela rede francesa.
Segundo o porta-voz da empresa, não está claro se os produtos da PepsiCo que já se encontram nas prateleiras dos supermercados da rede serão retirados e que isso não pode impedir que os consumidores comprem os que estão em exposição.
A decisão do Carrefour é mais um capítulo da guerra entre varejistas e gigantes globais de alimentos. No ano passado, redes de supermercados em vários países, incluindo Alemanha e Bélgica, anunciaram que interromperam os pedidos de empresas de bens de consumo devido aos aumentos de preços.
O Carrefour tem sido um dos varejistas mais ativos em desafiar as grandes empresas de produtos de consumo e alimentos em relação aos preços. Em 2023, a rede francesa anunciou que deixaria de vender produtos da Nestlé, Unilever e Coca-Cola em alguns países.
Consumidor na França
Em esforços para reduzir a inflação, o governo francês pediu aos varejistas e fornecedores que encerrem negociações anuais de preços em janeiro, dois meses antes do habitual.
Uma leitura preliminar da agência de estatísticas INSEE, nesta quinta-feira, mostrou que os preços ao consumidor na França aumentaram 4,1% em relação ao ano anterior em dezembro, com a inflação anual de alimentos desacelerando para 7,1%, de 7,7% no mês anterior.
O ministro das finanças da França já havia ameaçado recuperar o que ele descreveu como lucros “indevidos” das empresas de alimentos com impostos especiais se elas não repassassem seus próprios custos mais baixos para os consumidores que já estão lidando com altas contas de energia.