Há 40 anos pesquisadores trabalham na adaptação do grão aos climas e solos tropicais. País importa mais de 30% do que consome
O Brasil está a caminho de ser tornar autossuficiente na produção de trigo dentro de até 5 anos. A avaliação é do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Luiz Moretti. Ele falou ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil. “Esse ano nós temos uma demanda estimada de 13 milhões de toneladas, mas o Brasil já vai produzir 9 milhões de toneladas. Ou seja, nós acreditamos que com essa velocidade, com esse crescimento que estamos vendo nos últimos anos é possível que em 5 anos o Brasil seja autossuficiente na produção de trigo”, previu.
Segundo o presidente da Embrapa, aos poucos o Brasil adaptou a produção do trigo ao solo do Cerrado, passando a contar com a possibilidade da autossuficiência – as variedades adaptadas ainda não possuem o mesmo valor nutricional. Tradicionalmente, o trigo é produzido em regiões mais frias, como no sul do Brasil, na Argentina, Canadá, Estados Unidos, Rússia e Ucrânia. O grão é uma das poucas commodities que o Brasil importa.
“Há mais de 40 anos começamos a trabalhar com o melhoramento genético do trigo para fazer adaptação. E a partir de 2010, quando começamos a trazer o trigo ao Cerrado, começamos a desenvolver variedades adaptáveis. E isso tem crescido de forma bastante interessante, e que até impressiona as pessoas no mundo, que conhecem o trigo produzido em regiões frias. E a Embrapa mostrou que é possível produzir e colher trigo nos trópicos”, explicou.
A produção mundial de trigo gira em torno 779 milhões de toneladas. Com a guerra entre Rússia e Ucrânia — que respondem por 30% dessa produção — os preços aumentaram, e com o aumento da produção interna, o Brasil pode ter capacidade melhorada de importação e consumo interno.
(Com Agência Brasil)
O que MONEY REPORT publicou
- Agricultor brasileiro está mais digitalizado e sustentável
- Safra 2022 é estimada em 261,4 milhões de toneladas
- Embrapa prevê aumento de 11% da plantação de trigo
- Conflito na Ucrânia encarece trigo e muda rotas de exportação
- SP deve ter safra recorde de trigo
- Petróleo, trigo e níquel em alta por temores com a Ucrânia
- Petróleo dispara e trigo sobe quase 40%