Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Comércio desacelerou em janeiro

Setor que registrou a maior expansão no período foi o de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (1,6%)

Em janeiro, o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian aponta que o varejo físico brasileiro registrou crescimento de 0,3%, em comparação a dezembro de 2024. Para a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, apesar de uma leve alta de 0,3% em janeiro, houve uma desaceleração no ritmo de crescimento nos últimos três meses, refletindo as dificuldades impostas pela inflação mais alta e que começa a impactar o poder de compra da população.

A economista projeta uma desaceleração mais evidente no segundo semestre e acrescenta que “a política de elevação de juros, em resposta ao cenário inflacionário, deve provocar um arrefecimento mais evidente das atividades de varejo sensíveis ao crédito ao longo de 2025”.

Na análise setorial do indicador, o segmento de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios se destacou apresentando crescimento de 1,6%. O setor de Veículos, Motos e Peças teve a maior retração em janeiro, de -3,6%.

No comparativo entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2024, o crescimento da atividade do comércio físico foi de 5,3%.

Nesse cenário, foi o setor de “Veículos, Motos e Peças” que teve a maior expansão (12,4%), seguido por “Combustíveis e Lubrificantes” (6,3%), “Material de Construção” (5,2%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (3,5%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (2,3%) e “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (1,6%). 

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.