Em época de Copa do Mundo, consumidores querem TVs e eletrodomésticos
Oito em cada 10 brasileiros (79%) das classes C e D pretendem aproveitar as promoções da Black Friday, em 25 de novembro , de acordo com pesquisa da Superdigital, fintech do Grupo Santander com foco em empoderamento econômico. A pesquisa ouviu 1.370 pessoas de todas as regiões do Brasil entre 1º e 4 de novembro. A intenção de compra é 5% menor que no ano passado, quando 84% pretendiam comprar algo.
Entre os entrevistados, 39% desejam comprar TVs e eletrodomésticos e 26% apontaram aparelhos celulares. Os demais disseram Vestuário e Acessórios (13%) e Viagens (2%). Chama a atenção o crescimento de brasileiros que pretendem comprar TVs e eletrodomésticos e a queda na intenção de compra de viagens neste ano.
Quando perguntados sobre os valores que estão dispostos a gastar, 45% disseram acima de R$ 1 mil; 24%, entre R$ 500 e R$ 1 mil; e 21%, entre R$ 200 e R$ 500. Já 11% dos entrevistados deverão limitar as compras em até R$ 200.
O levantamento da Superdigital mostrou também que caiu a intenção de compra online. Neste ano, 54% disseram que vão comprar pela Internet, contra 61% no ano passado. Contudo, ainda é maioria.
Quando questionados sobre a forma de pagamento, 51% informaram que vão pagar no cartão de crédito. Nota-se um aumento relevante na intenção de pagamento com PIX, que passou de 6% no ano passado para 11% neste ano.
A pesquisa também indicou que parte relevante dos consumidores das classes C e D (86%) pesquisam os preços dos produtos que pretendem comprar para saber se o valor na Black Friday será melhor.
Ao avaliar a pesquisa, Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, afirma que fica claro que ano após ano a data ganha relevância no Brasil. “Não apenas pelo aumento dos consumidores que pretendem comprar algo, mas também pelos valores mais altos que estão dispostos a gastar. É evidente que a intenção tem a mola propulsora da primeira parcela do 13° salário e, neste ano em particular, da Copa do Mundo de futebol, onde uma parte da população deve aproveitar para trocar, por exemplo, a TV. Nós na Superdigital acreditamos que novembro deve ser um mês com bastante crescimento no consumo no varejo brasileiro”, diz a executiva.