Paula Zogbi, gerente de Research e head de conteúdo da Nomad, compartilhou sua análise sobre o tema
Com o dólar se aproximando de R$ 5,90, muitos investidores e consumidores brasileiros estão se perguntando: é o momento certo para comprar a moeda americana? Paula Zogbi, gerente de Research e head de conteúdo da Nomad, compartilhou sua análise sobre o tema, destacando que a decisão de comprar dólares deve considerar tanto o cenário atual quanto uma estratégia de longo prazo.
“Continuamos acreditando que a melhor estratégia para comprar e investir em dólares é de forma recorrente, formando um preço médio, sem esperar por movimentos específicos de curto prazo”, afirma Paula. Essa abordagem permite reduzir a exposição aos riscos das oscilações cambiais e garante maior previsibilidade para os investidores.
Fatores de pressão altista no dólar
Segundo Paula, existem elementos no cenário global que podem continuar fortalecendo o dólar. Um dos principais é a pressão inflacionária nos Estados Unidos, que somada à alta dívida pública americana, pode atrasar o ciclo de cortes nos juros pelo Federal Reserve (Fed). “Entre outros fatores, isso pode diminuir a atratividade de outros mercados e, consequentemente, fortalecer o dólar”, explica.
Outro ponto levantado é o contexto político e econômico nos Estados Unidos. “O maior protecionismo do novo governo Trump também pode desestimular a saída de dólares dos EUA, o que tende a ter o mesmo efeito”, destaca Paula. Esses fatores tornam o cenário ainda mais desafiador para prever uma queda consistente da moeda americana.
Proteção no longo prazo
Para quem busca segurança financeira e diversificação de patrimônio, investir em dólares é uma opção interessante, independentemente do momento específico. “Pensando em proteção em moeda forte para o longo prazo, é interessante manter a estratégia de dólar médio e comprar, preferencialmente investindo os recursos, de maneira recorrente”, reforça Paula.
Em vez de tentar acertar o “timing” ideal, a formação de um preço médio é a melhor alternativa para proteger o patrimônio e aproveitar as vantagens de investir em moeda forte. Assim, quem mantém constância em suas compras está mais preparado para os desafios econômicos que possam surgir.