Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Confiança do comércio cai para menor nível desde abril

O ano começou com piora na confiança nos setores do comércio e dos serviços, mostram dados divulgados nesta sexta-feira (28) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). No comércio, a queda foi de 0,4 ponto em janeiro, levando o indicador a 4,9 pontos, o menor nível desde abril de 2021. Já nos serviços, houve queda mais intensa, de 4,3 pontos, para 91,2, levando o indicador ao menor patamar desde maio do ano passado.

Comércio

Os dados da FGV mostram que a piora na confiança do comércio foi puxada pela percepção sobre a situação atual, que recuou de 84 para 80,5 pontos. Já as expectativas para o futuro tiveram alta, de 87,3 para 90 pontos. “As perspectivas para os próximos meses melhoram, mas ainda é cedo para comemorar, considerando o patamar abaixo do nível neutro do índice. A inflação elevada, renda média do trabalhador em baixa, confiança dos consumidores em queda e juros em alta, parecem ser fatores que pressionaram a confiança do comércio nesse nível mais baixo”, apontou em nota o economista do Ibre FGV Rodolpho Tobler.

Serviços

No setor de serviços, a queda vista na passagem de dezembro para janeiro foi a mais intensa desde maço de 2021, período da segunda onda da Covid. “O resultado negativo desse mês parece refletir a desaceleração que já vinha sendo sinalizada nos últimos meses, mas com o acréscimo da nova onda da pandemia”, aponta Tobler.

O pesquisador aponta que, além do cenário macroeconômico ainda difícil e da cautela dos consumidores, a volta de algumas medidas restritivas já impacta a atividade do setor e “liga o sinal de alerta sobre o ritmo dos próximos meses”, diz. ” “Enquanto esses fatores persistirem vai ser difícil observar o retorno da tendência positiva da confiança no setor de serviços”.

.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.