Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Crescimento empresarial na Zona do Euro estagna em julho

O índice caiu para 50,1, de 50,9 em junho; estagnação é atribuída à expansão insuficiente no setor de serviços

O crescimento da atividade empresarial na zona do euro estagnou em julho, segundo dados preliminares do Índice de Gerentes de Compras (PMI) do HCOB, compilado pela S&P Global. O índice caiu para 50,1, de 50,9 em junho, apenas acima da marca de 50 que separa crescimento de contração. Este resultado ficou abaixo das expectativas de uma pesquisa da Reuters, que previa um aumento para 51,1.

A estagnação é atribuída à expansão insuficiente no setor de serviços para compensar a retração na indústria. O PMI de serviços recuou de 52,8 para 51,9, contra uma previsão de 53,0, enquanto o PMI industrial caiu para 45,6, o menor nível em sete meses, de 45,8 em junho.

Os custos de insumos para empresas de serviços aumentaram acentuadamente, mas os preços cobrados subiram a uma taxa mais fraca, com o índice de preços de produção diminuindo de 53,5 para 53,2. Este cenário pode ser visto com bons olhos pelo Banco Central Europeu (BCE), que recentemente manteve as taxas de juros após reduzi-las em junho, mas deixou em aberto a decisão para setembro.

As expectativas empresariais para o próximo ano também perderam força, com o índice composto de produção futura caindo para um mínimo de seis meses de 60, de 60,8 em junho. A demanda industrial, por sua vez, está caindo no ritmo mais rápido deste ano, levando as fábricas a reduzir o número de funcionários pela taxa mais acentuada desde dezembro, com o índice de emprego caindo de 47,5 para 46,8.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.