O presidente da CVM expressou otimismo em evento da BTG Pactual nesta terça-feira (20)
O mercado de capitais brasileiro pode estar prestes a vivenciar um novo ciclo de ofertas públicas iniciais (IPOs). Em evento promovido pelo BTG Pactual, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, expressou otimismo em relação à retomada das ofertas em bolsa.
Segundo Nascimento, um número significativo de empresas com registro de companhia aberta ainda não está listado na bolsa. “Existem 697 empresas com registro ativo, sendo que 482 delas na categoria A, autorizadas a emitir ações. Mas com ações efetivamente listadas somam apenas 415”, afirmou. Essa diferença, segundo o presidente da CVM, indica um grande potencial para a expansão do número de empresas listadas e para a realização de IPOs.
“Não seria justificado que mantivessem abertas”, disse Nascimento sobre as empresas com registro ativo que não estão listadas. Para ele, essa demanda reprimida por IPOs, aliada à retomada das captações dos fundos e ao forte crescimento no número de assessores de investimento, sinaliza um cenário favorável para a retomada das ofertas em bolsa. “Esse é um número que não para de crescer”, afirmou sobre o aumento no número de assessores de investimento.
O que MR publicou