Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Deixar de rever meta da inflação é loucura, alerta Rogério Xavier

Sócio-fundador da SPX Capital se juntou a outros gestores de peso para tratar da conjuntura econômica

No segundo e último dia do CEO Conference Brasil 2023, evento on-line e gratuito do BTG Pactual, nesta quarta-feira (15), três grandes gestores marcaram presença para analisar a conjuntura: André Jakurski, sócio-fundador da JGP; Luis Stuhlberger, sócio-fundador da Verde Asset; e Rogério Xavier, sócio-fundador da SPX Capital.

Jakurski e Stuhlberger foram enfáticos ao defender um arcabouço fiscal responsável e crível, mas foram vozes dissonantes do mercado ao afirmar que é preciso rever a meta da inflação, atualmente inalcançável, baixando os juros básicos.

Rogério Xavier foi contundente nas críticas aos juros altos e classificou como “uma loucura” a não revisão das metas de inflação.

“O cenário econômico que tínhamos em 2020 não se materializou. A meta de inflação de há dois anos estava errada. Por que não pode mudar, uma vez que o próprio modelo prevê isso? Não faz sentido perseguir uma meta de 3% com juro real de 8%”, comentou.

Para ele, as metas estão muito ambiciosas e o custo financeiro, político e social de carregá-las é imenso. “É falta de bom senso não discutir”, afirma.

Luis Stuhlberger diz concordar integralmente com a posição de Xavier: “Buscar uma meta irrealista não é uma coisa boa”. 

Sobre os mesmos temas, falaram na terça (14) Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC) e André Esteves, chairman e sócio sênior do BTG e nesta quarta Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Confira nos links.

Confira o evento ao vivo:

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.