Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Dispensa de temporários eleva taxa de desemprego no 1º trimestre

O IBGE divulgou nesta sexta-feira (27) que a taxa de desocupação nos primeiros três meses de 2018 chegou a 13,1%, com aumento de 1,3 ponto percentual em relação ao último trimestre do ano passado (11,8%). O total de pessoas desocupadas também cresceu no período, passando de 12,3 milhões para 13,7 milhões. Houve um aumento de 11,2% nesse contingente, ou mais 1,4 milhões de desempregados no país. Em março de 2017, o desemprego havia sido de 13,7%. De janeiro a março, o contingente de pessoas ocupadas chegou a 90,6 milhões e ficou 1,7%, menor que o encontrado no trimestre anterior. Isso representou uma redução de 1,5 milhões de pessoas ocupadas. As informações fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

Por que é importante

Para o IBGE, nesse período do ano é de se esperar um aumento da desocupação, por causa da dispensa de trabalhadores temporários

Quem ganha

Não há ganhadores. O avanço da taxa de desocupação influencia no ritmo do crescimento da economia brasileira, que está mais lento que o esperado

Quem perde

A PNAD Contínua registrou diminuição de postos de trabalho na Indústria (2,7%, ou menos 327 mil pessoas), Construção (5,6%, ou menos 389 mil pessoas) e Comércio (2,2%, ou menos 396 mil pessoas)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.