Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Dívida pública global deve superar US$ 100 trilhões

Volume pode chegar a 100% do PIB mundial até 2030

A dívida pública global deve superar a marca de US$ 100 trilhões neste ano, alertou o Fundo Monetário Internacional (FMI), em estudo publicado nesta terça-feira (15). Entre os países onde a dívida está projetada para aumentar ainda mais, estão Brasil, França, Itália, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

Neste ano, a dívida pública mundial como proporção do produto interno bruto (PIB), principal métrica que os investidores avaliam antes de aportar recursos em um país, deve bater os 93%, projeta o FMI. E o Fundo projeta piora à frente. A expectativa é de que o índice alcance os 100% até 2030, 10 pontos porcentuais acima do registrado em 2019, período pré-pandêmico.

“Os níveis futuros da dívida pública podem ser ainda maiores do que o projetado, e ajustes fiscais muito maiores do que os estimados atualmente são necessários para estabilizá-la ou reduzi-la com alta probabilidade”, informaram os autores do estudo do FMI Era Dabla-Norris, Davide Furceri, Raphael Lam e Jeta Menkulasi.

O documento faz parte do relatório “Monitor Fiscal”, que será publicado na íntegra, na próxima semana, como parte das reuniões anuais do organismo, que acontecem em Washington.

O FMI recomenda que os países enfrentem os riscos da dívida com políticas fiscais cuidadosamente elaboradas para proteger o crescimento dos países e as famílias vulneráveis, aproveitando o ciclo de flexibilização da política monetária nas principais economias.

Apesar disso, o Fundo alerta que a perspectiva fiscal de muitos países pode ser pior do que o esperado por três motivos: grandes pressões de gastos, viés otimista nas projeções de dívida e uma parte considerável da dívida não identificada.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.