Comércio eletrônico encerrou 2024 com crescimento de 10,5% e faturamento de R$ 204 bilhões. Mulheres, Sudeste e Classe C lideraram as compras online
O crescimento do e-commerce em 2024, segundo balanço da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), foi de aproximadamente 10,5% em relação ao ano anterior. O faturamento chegou a R$ 204,3 bilhões, alta significativa impulsionada pela expansão contínua do comércio online no Brasil. O setor registrou 414,9 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$ 492,40. Já a quantidade de compradores online alcançou 91,3 milhões.
As mulheres mantiveram a liderança nas compras e representam a maior parte dos consumidores em 2024. A região Sudeste consolidou sua posição como a mais ativa em transações digitais e o estado de São Paulo liderou em volume de vendas. A classe C destacou-se como a faixa econômica que mais fez compras virtuais, refletindo o crescente acesso à tecnologia e à inclusão financeira.
Com a crescente confiança dos consumidores no ambiente online, a ABComm projeta faturamento de R$ 234,9 bilhões para 2025. O ticket médio deverá alcançar R$ 539,28, enquanto o volume de pedidos pode atingir 435,6 milhões, impulsionado por 94,05 milhões de compradores. Segundo a associação, o lançamento do Drex, o real digital desenvolvido pelo Banco Central, e a ampliação das opções de pagamento digital contribuirão para o crescimento ainda mais robusto.
“A transformação digital é irreversível. O e-commerce segue evoluindo com inovação, novas tecnologias e uma experiência de compra cada vez mais personalizada. O crescimento consistente do setor fortalece o varejo como um todo e amplia as oportunidades para pequenos e grandes negócios”, comenta Mauricio Salvador, presidente da ABComm.