Houve um aumento de 34% em comparação ao mesmo período de 2023
As vendas online impulsionadas pelo Halloween deste ano aqueceram o varejo digital brasileiro. Dados da plataforma Nuvemshop mostram que, de 1º a 30 de outubro, pequenas e médias empresas (PMEs) online venderam 19 mil produtos relacionados à data, atingindo um faturamento total de R$ 948 mil e um aumento de 34% em comparação ao mesmo período de 2023.
Daniela Spinardi, diretora de PMEs na Nuvemshop, destaca o fenômeno de popularização do Halloween no Brasil, especialmente nas redes sociais. “O Halloween é uma comemoração que se populariza cada vez mais no nosso país, impulsionando o engajamento e as vendas,” afirma.
Os itens temáticos foram os grandes responsáveis pelo volume de vendas, com destaque para a categoria “Halloween”, que somou mais de sete mil unidades vendidas — um crescimento de 37% em relação ao ano passado. Outros produtos com alta demanda incluíram itens de caveira (141%), fantasma (60%) e vampiro (26%).
“A temática ajuda a atrair consumidores e converter vendas em um período tradicionalmente mais fraco para o varejo, já que muitos consumidores aguardam a Black Friday no fim de novembro,” explica Spinardi, referindo-se às coleções exclusivas e campanhas visuais criativas de Halloween.
A análise reflete as vendas realizadas pelos lojistas brasileiros na plataforma Nuvemshop.