Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Economia dos EUA cresce 6,9%, melhor índice desde 1984

A economia dos EUA expandiu a um ritmo melhor do que o esperado no final de 2021 devido aos aumentos consideráveis nos estoques e nos gastos do consumidor, apesar dos sinais de que a aceleração diminuiu no final do ano. O produto interno bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos durante o período de outubro a dezembro, aumentou a um ritmo anualizado de 6,9%, informou o Departamento de Comércio nesta quinta-feira (27). Economistas consultados pela Dow Jones esperavam um ganho de 5,5%.

A economia cresceu 5,7% em todo 2021, desempenho mais forte desde 1984. Em 2020, a contração foi de 3,4%, a maior em 74 anos. O aumento ficou bem acima do crescimento não revisado de 2,3% no terceiro trimestre e ocorreu mesmo em meio a um aumento nos casos de ômicrons, que provavelmente desaceleraram a contratação e a produção, já que as empresas lidam com um grande número de trabalhadores doentes.

Os ganhos vieram de um reforço no investimento privado em estoque, forte atividade do consumidor refletida em gastos de consumo pessoal, exportações e gastos empresariais medidos pelo investimento. Também houve quedas generalizadas no ritmo dos gastos do governo subtraídos do PIB, assim como nas importações, medidas como um empecilho para a produção. A redução do poder de compra das famílias, com a inflação bem acima da meta de 2% do Fed, também impactou nos gastos do consumidor no final do quarto trimestre.

Os mercados reagiram positivamente às notícias, com os futuros de ações registrando ganhos, enquanto os rendimentos dos títulos do governo foram mistos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.