Foram 140 mil EVs de segunda mão no primeiro trimestre, contra 120 mil 0 km
O novo relatório da Recurrent apontou que as vendas de veículos elétricos usados (EVs) nos Estados Unidos cresceram 60% no primeiro semestre de 2023, ultrapassando as de novos modelos pela primeira vez. De acordo com a startup que analisa o desempenho de veículos elétricos e comercializa suas baterias usadas, foram vendidos 140 mil EVs usados no primeiro trimestre de 2023, contra 120 mil novos. O Tesla Model 3 foi o modelo mais vendido, seguido pelo Chevrolet Bolt, Rivian R1T e Volkswagen ID.4. O modelo da Tesla foi o único que vendeu mais novos que usados.
Crescimento do mercado de usados
O aumento das vendas de EVs usados é resultado de um conjunto de fatores que incluem o crescimento do mercado geral de usados, a redução dos preços dos EVs e a maior disponibilidade de modelos no mercado.
O inventário dos elétricos usados nos EUA triplicou nos últimos três anos, indo de 11 mil veículos em abril de 2021 para mais de 33 mil atualmente. Além disso, a porcentagem de EVs puros neste inventário cresceu de 55% em 2021 para 73%.
Preço dos EVs ainda é um desafio
“Apesar dos obstáculos decorrentes da escassez de semicondutores, das greves e dos ventos políticos contrários, o mercado de veículos elétricos dos EUA está crescendo e se estreitando mercado de automóveis convencionais. Os preços dos novos veículos elétricos ainda estão acima dos do mercado global, mas são agora apenas 14% mais elevados, em média”, afirma o relatório a Recurrent.
A Recurrent estima que os preços dos novos EVs ainda estão 14% acima dos do mercado global. No entanto, a empresa acredita que esse gap deve se fechar nos próximos anos, à medida que a produção de EVs aumente e os custos diminuam.