Presidente do Banco Central participa do evento CEO Conference Brasil 2024, do BTG Pactual
A confirmação pelo governo da meta fiscal com déficit primário zero ao fim de 2024 foi importante para planejar a trajetória da política monetária, afirmou nesta terça-feira (5) o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Durante o evento promovido pelo BTG Pactual, a CEO Conference Brasil 2024, Campos Neto afirmou que seria difícil planejar a política monetária sem a confirmação da meta, o que levou a uma queda das expectativas de inflação.
Inflação de serviços
O presidente do Banco Central alertou sobre a dificuldade de alcançar a convergência para as metas de inflação sem uma queda significativa nos preços dos serviços.
Durante o evento, Campos Neto também observou que países emergentes têm registrado índices de inflação núcleo mais baixos do que o observado historicamente.
Cenário atual da inflação
Os comentários do presidente do Banco Central vêm em meio a uma análise constante sobre a trajetória da inflação no Brasil. A Pesquisa Focus divulgada na segunda-feira (05) mostrou que os analistas consultados projetam um aumento de 3,81% no IPCA em 2024 e de 3,50% em 2025. Essas projeções, embora acima do centro da meta oficial (3,0%), estão abaixo do teto estabelecido em 4,50%.
O Banco Central tem realizado um ciclo de alta da taxa básica de juros (Selic) desde março de 2021 para conter a inflação. A Selic está atualmente em 13,25% ao ano, e o BC sinaliza que continuará elevando a taxa até que a inflação esteja em trajetória de convergência para a meta.