Chairman do BTG Pactual ressalta que país está muito melhor do que em qualquer outro momento da história
Fundador e chairman do banco BTG Pactual, André Esteves afirmou que o Brasil deve registrar um crescimento econômico superior a 2,5% em 2024. Esteves destacou que este será o quarto ano consecutivo em que o país surpreende positivamente em termos de crescimento.
Durante sua participação no Fórum Esfera, realizado no último fim de semana no Guarujá, litoral de São Paulo, Esteves salientou que o Brasil está em uma posição econômica melhor do que em qualquer outro momento da história recente. O ponto de vista do banqueiro é mais otimista que o resultado do último Boletim Focus, do Banco Central, que colocou o PIB em 2,09%.
“Nos últimos dez anos, o país se destacou como o mais reformista do mundo, e isso reflete na melhoria das condições econômicas e sociais”, disse o banqueiro. Ele destacou que a proporção de trabalhadores ganhando mais do que o salário mínimo no emprego formal nunca foi tão alta.
Esteves atribuiu esses resultados a uma série de acertos, incluindo as reformas trabalhista e da previdência, privatizações e a independência do Banco Central. “Essas são estatísticas que, apesar dos desafios que temos pela frente, devem nos encher de orgulho”, afirmou.
O presidente do BTG Pactual também elogiou o Ministério da Fazenda pela dedicação em manter um quadro fiscal equilibrado. “Finanças públicas equilibradas resultam em juros de equilíbrio neutros, que são baixos ou mais baixos do que estão atualmente. Acho que o Ministério da Fazenda entendeu isso de forma muito clara e tem perseguido esse objetivo”, disse Esteves.
Ele também apontou que a sociedade brasileira sinalizou que o aumento da carga tributária atingiu seu limite. “Isso significa que, para alcançarmos o equilíbrio fiscal, precisamos focar também na otimização dos nossos gastos”, concluiu.