A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, indicou o ex-presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn (imagem), como diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo. Ele assumirá o cargo em 3 de janeiro de 2022. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13), substituindo Alejandro Werner, que se aposentou.
Goldfajn trabalhou como consultor em diversas organizações, incluindo Banco Mundial, Nações Unidas e FMI. Em 2017, ele foi eleito o banqueiro central do ano pela revista “The Banker” e em 2018, foi eleito o melhor banqueiro Central pela revista “Global Finance”. Goldfajn foi presidente do BC de maio de 2016 até fevereiro de 2019.
Credit Suisse
Com a nomeação do FMI, o economista está deixando o banco suíço após dois anos como presidente do conselho. Para ocupar seu lugar, foi escolhida a executiva Ana Paula Pessoa (à direita). Ela já faz parte do conselho de administração desde 2018. A executiva é sócia, investidora e presidente do conselho da Kunumi AI, empresa de inteligência artificial brasileira e faz parte do conselho de outras empresas, incluindo as brasileiras Suzano e Cosan e a americana News Corporation, aponta a Agência Estado.