Arrematação está agendada para o primeiro trimestre de 2025 e promete atrair investimentos de R$ 13,9 bilhões ao longo de 25 anos
O governo do Estado de São Paulo divulgou nesta terça-feira (3) o edital para o leilão do Projeto Alto Tietê, que prevê a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e do Expresso Aeroporto, atualmente operadas pela estatal Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A iniciativa, no modelo de parceria público-privada (PPP), pretende beneficiar 4,6 milhões de moradores da Zona Leste da capital e das cidades da Região Metropolitana, como Guarulhos, Suzano e Mogi das Cruzes.
O leilão está agendado para o primeiro trimestre de 2025 e promete atrair investimentos de R$ 13,9 bilhões ao longo de 25 anos. O projeto inclui a ampliação e modernização das linhas, construção de novas estações e reforma de infraestrutura existente, com o objetivo de melhorar o transporte público e atender a crescente demanda de passageiros, projetada em 1,3 milhão de usuários por dia até 2050.
Principais mudanças nas linhas
Linha 11-Coral
- Investimento: R$ 5,4 bilhões.
- Expansão: Até a Estação Palmeiras-Barra Funda e, no extremo leste, até a Estação César de Sousa, em Mogi das Cruzes.
- Novas estações: Bom Retiro, Lajeado, César de Sousa e Penha.
- Modernização: Reconstrução de três estações, ampliação de três e reforma de 11.
- Operação: Intervalo de 3 minutos entre Barra Funda e Suzano, e 6 minutos entre Suzano e César de Sousa.
Linha 12-Safira
- Investimento: R$ 3,2 bilhões.
- Expansão: Extensão de 3 km entre Calmon Viana e Suzano, com nova integração à Linha 11.
- Novas estações: Cangaíba e Gabriela Mistral, ambas com conexão à Linha 13-Jade.
- Modernização: Reconstrução da Estação Itaquaquecetuba e reforma de outras seis estações.
- Operação: Intervalo de 3,25 minutos até Itaquaquecetuba e 6,5 minutos até Suzano.
Linha 13-Jade e Expresso Aeroporto
- Investimento: R$ 3,3 bilhões.
- Expansão: 15,6 km de novos trilhos, com 4 novas estações no sentido Bonsucesso (Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso) e 2 no sentido Gabriela Mistral.
- Integrações: Conexões com as linhas 12-Safira e 2-Verde do Metrô.
- Melhorias: Intervalos reduzidos no Expresso Aeroporto, com viagens a cada 30 minutos nos horários de pico.
Impactos e expectativas
A concessão faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e visa melhorar significativamente o transporte público regional. O projeto prevê a eliminação de passagens de nível, substituídas por passarelas ou viadutos, além da modernização de sistemas de sinalização e aquisição de novos trens.
Com a ampliação de 22,6 km na malha ferroviária, a meta é reduzir os intervalos entre os trens e atender mais regiões com eficiência, especialmente em áreas densamente povoadas da Grande São Paulo.
O leilão está marcado para 2025, e as obras devem começar logo após a assinatura do contrato.