Expectativa é que elas tenham mais dificuldades no próximo ano com cenário econômico
O ano está prestes a terminar com um dado preocupante. Segundo dados do Serasa Experian, um terço das empresas brasileiras, cerca de 7 milhões, estavam inadimplentes.
Economistas avaliam que este número deve aumentar no próximo ano com aumento da taxa de juros e alta do dólar. Somente com o aumento da Selic nos últimos meses, 100 mil empresas passaram a ficar inadimplentes. A taxa está atualmente em 12,25% ao ano e foi definida na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) sob comando de Roberto Campos Neto no Banco Central. Ela deve fechar o próximo ano em 15%, sob o comando de Gabriel Galípolo.
O aumento do dólar também deve contribuir na dificuldade das empresas em pagar suas dívidas. A moeda americana teve um aumento de 27,6% este ano e superou pela primeira vez os R$ 6. Segundo a Elos Ayta Consultoria, 101 empresas de capital aberto estavam com endividamento em dólar, cerca de R$ 390 bilhões.
Segundo a Serasa, as micro e pequenas empresas são as maiores inadimplentes porque tem menor resiliência financeira para lidar com as crises econômicas. Os setores que mais possuem dívidas são o de serviços, seguido por bancos e empresas de telefonia.