Quatro componentes contribuíram positivamente, com destaques para Tendência dos Negócios e de Emprego Previsto de Serviços
O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) ficou estável em outubro ao permanecer em 81,7 pontos. Na média móvel trimestral, o IAEmp variou 0,1 ponto, divulgou nesta segunda-feira (4) a Fundação Getúlio Vargas Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre).
“A estabilidade observada em outubro sugere um ritmo mais lento para o mercado de trabalho na virada para 2025. Mesmo com os resultados menos favoráveis nos últimos dois meses, o acumulado no ano continua positivo, com 4,4 pontos acima do final de 2023. A desaceleração econômica e a retomada do ciclo de alta de juros são fatores que impactam negativamente a evolução do indicador. Os próximos resultados serão importantes para confirmar se está ocorrendo uma reversão da tendência ou apenas uma acomodação do IAEmp”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.
Destaques do IAEmp
A estabilidade do IAEmp em outubro resultou da combinação das contribuições positivas e negativas dos seus componentes. Quatro componentes contribuíram positivamente, com destaques para os indicadores de Tendência dos Negócios e de Emprego Previsto de Serviços, com 0,6 e 0,5 ponto. Por outro lado, três componentes tiveram contribuições negativas, com destaques para os indicadores de Tendência dos Negócios e de Emprego Previsto da Indústria, com 0,8 e 0,5 ponto.
(FGV)