Já o índice de preços ao produtor caiu 4,6%
O Índice de preços ao consumidor da China subiu 0,2% em maio em base anual, segundo dados do departamento de estatísticas do país. Em abril, o Índice havia subido 0,1%. A previsão dos analistas era de alta de 0,3% em base anual.
Em base mensal, o índice de preços ao consumidor caiu 0,2% em maio. Os analistas previam queda de 0,1%.
Entre os itens que mais contribuíram para o resultado, estão os alimentos, que subiram 1%, e os dos serviços, que subiram 0,9%. Já os preços de bens de consumo reduziram 0,3%.
“Isso sugere que o aumento da inflação de serviços causado pelo retorno imediato da atividade após a reabertura está diminuindo e ainda não foi substituído por pressões de preços mais sustentadas”, afirmam os analistas da Capital Economics.
Produtor
O Índice de preços ao produtor da China caiu 4,6% em maio em base anual, segundo informações do departamento de estatísticas do país. Em base mensal, a queda foi de 0,9%.
Entre os setores que mais contribuíram para o resultado estão os de bens de produção, que caiu 5,9%; o da indústria extrativa caíu 11,5%, a de matérias-primas caiu 7,7%, e da indústria de transformação caiu 4,6%.
“Isso foi parcialmente impulsionado por uma base de comparação mais alta. Mas os preços de fábrica também caíram 0,9% na comparação mensal. As maiores quedas ocorreram nos preços de energia e metais, embora os preços de bens duráveis também tenham caído. Isso se deve principalmente à fraca demanda fora da China”, dizem os analistas da Capital Economics.