É o 5º mês seguido de queda
O Índice de preços ao produtor dos países que compõem a Zona do Euro caiu pelo quinto mês consecutivo em maio, em 1,5% na comparação com o mês anterior, depois da queda de 3,2% em abril (dado revisado). As informações são da agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat).
Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda mensal de 1,8% e um declínio de 1,3% na base anual.
Os preços do produtor industrial na Zona do Euro em maio, em comparação com abril, caíram 5% no setor de energia e recuaram 1% para bens de consumo intermediários, enquanto permaneceram estáveis para os bens de capital. Os preços totais na indústria excluindo energia caíram 0,4%.
Esse é o primeiro mês de queda nos preços ao produtor desde dezembro de 2020, impulsionado por uma queda significativa de 13,3% nos custos de energia e uma queda de 1,5% no custo de bens intermediários. Além disso, a inflação desacelerou para bens de capital (5,6% contra 6,2% em abril), bens duráveis (6,7% contra 7,3%) e bens de consumo não duráveis (9,6% contra 11,0%).
Na comparação anual, o índice de preços ao produtor na zona do euro caiu 1,5% e na União Europeia houve queda de 0,5%. A previsão era de queda de 1,8% em base mensal para a zona do euro e queda de 1,3% em base anual.
O que MONEY REPORT publicou