Alta maior que a esperada reforça incertezas sobre cortes nos juros pelo Fed
Os preços ao consumidor nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em janeiro, reforçando a mensagem do Federal Reserve (Fed) de que não há pressa em reduzir a taxa de juros, em meio à crescente incerteza econômica.
De acordo com o Departamento do Trabalho, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) subiu 0,5% no mês passado, após um avanço de 0,4% em dezembro. Em termos anuais, a inflação alcançou 3,0%, ligeiramente acima dos 2,9% projetados pelo mercado.
A inflação persistente pode impactar a política monetária dos EUA, reduzindo as chances de cortes nos juros ainda este ano. “Os dados do CPI reforçam as dúvidas sobre a resposta do Fed no processo de levar a inflação à meta, com o mercado precificando um aumento de 8 pontos-base nos juros de 2 anos”, analisa Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad.
O avanço dos preços foi impulsionado principalmente pelo setor de habitação, que registrou alta de 0,4% e respondeu por mais de 30% do aumento total dos preços. O núcleo do CPI, que exclui alimentos e energia, subiu 0,4% no mês, totalizando 3,3% nos últimos 12 meses, voltando aos níveis de outubro de 2024.
As incertezas políticas também pesam sobre a inflação. Recentemente, o presidente Donald Trump suspendeu temporariamente uma tarifa de 25% sobre produtos do Canadá e do México, mas uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses entrou em vigor. Especialistas alertam que essas tarifas podem pressionar ainda mais os preços ao consumidor.
Diante desse cenário, o mercado reduziu suas expectativas para cortes nos juros, deslocando projeções para dezembro como possível momento para uma redução inicial de 25 pontos-base. “A inflação ligada à habitação tende a ser mais persistente, o que pode atrasar novos cortes nos juros americanos neste ano”, completa Igliori.
Ativos de risco reagiram negativamente ao dado, com quedas no início do pregão, enquanto os juros futuros tiveram alta, refletindo a preocupação do mercado com a possibilidade de um período prolongado de juros elevados.