Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Inflação e dólar devem subir com guerra na Europa Oriental

Previsão de alta da moeda norte-americana, somada à escassez global de insumos, deve dificultar agenda econômica do governo 

Os preços das commodities já tendiam a um patamar elevado – como previam os economistas -, o que só piora com o conflito militar entre Rússia e Ucrânia, que deve impactar ainda mais nos índices inflacionários do Brasil, com forte efeito sobre o dólar.

A guerra, que já é uma realidade para a economia mundial, deverá afetar ainda mais os preços do gás natural, do óleo de cozinha, do petróleo e, principalmente, dos alimentos. A expectativa de alta da moeda norte-americana, somada à escassez global de insumos, deve dificultar a agenda econômica do governo brasileiro que, recentemente, se posicionou otimista em relação ao próximos meses. Segundo o Ministério da Economia, Paulo Guedes, a expectativa é que a inflação começaria a dar sinais de retração até maio.

De acordo com o Banco Central, o petróleo é a commodity que mais tem efeito sobre a inflação, seguido de matérias-primas agrícolas. Uma elevação de 10% no barril teria impacto, em até um ano, de 0,66 ponto percentual no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), disparando um efeito cascata sobre os demais produtos, elevando os preços. Nesta quinta-feira (24), o barril superou US$ 100, acumulando elevação de 30% em 2022. Entretanto, essa tendência pode ser amenizada com a valorização do real sustentada pela elevação dos juros.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.