A agenda de reformas está avançando e as bases estão sendo montadas para que o país possa ter um ciclo de crescimento econômico sustentável nos próximos anos. Essa é a avaliação de integrantes do governo Jair Bolsonaro (PSL) que participaram nesta quinta-feira (8) do 2ⁿᵈ Macro Day, realizado pelo banco BTG Pactual.
Todos enfatizaram como o avanço da reforma da Previdência irá melhorar o ambiente de negócios, incentivando a entrada de investimentos no país. Segundo os membros da equipe econômica, a orientação do ministro Paulo Guedes (Economia) desde o início do novo governo é desburocratizar e reduzir o tamanho do Estado.
Na visão deles, se a reforma da Previdência é essencial para o reequilíbrio das contas públicas, as concessões e privatizações reforçam os investimentos em infraestrutura. Além disso, as desestatizações tendem a aumentar a competição no mercado, como no caso da abertura do setor aéreo.
Dentro de tudo isso, os usuários serão beneficiados, com mais e melhores serviços disponíveis. O reflexo também será no mercado de trabalho, com a queda do desemprego.