Pesquisa revela que maioria já tem planos de compra, com destaque para eletroeletrônicos e moda; e-commerce segue como canal preferido
A Black Friday de 2024 promete um aumento significativo nas intenções de compra, com uma elevação de 43% no valor que os consumidores planejam gastar em comparação com o ano anterior, conforme indica uma pesquisa inédita realizada pela Opinion Box e Dito. O estudo, intitulado “Comportamento de Compra e Tendências para a Black Friday 2024”, fornece insights valiosos para o e-commerce e para as estratégias comerciais da data.
Perfil dos consumidores
Com a participação de 1.564 pessoas acima de 16 anos, de diversas classes sociais, o estudo revela um equilíbrio de gênero, com 52% de mulheres e 48% de homens. A maioria dos respondentes, 46%, tem entre 30 e 49 anos, enquanto 28% têm 50 anos ou mais, e apenas 26% estão na faixa etária de 18 a 29 anos. A margem de erro da pesquisa é de 2,55 pontos percentuais.
Comportamento em 2023
O levantamento também trouxe uma análise do comportamento de compra dos consumidores em 2023, ajudando as empresas a ajustar suas estratégias para 2024. No ano passado, 30% dos entrevistados realizaram compras ao longo de todo o mês de novembro, enquanto 25% não aproveitaram a Black Friday. Além disso, 24% concentraram suas compras na semana do evento, 9% adquiriram produtos apenas no dia, e 5% deixaram suas compras para depois da data.
Canais preferidos de compra
O e-commerce manteve sua liderança como o principal canal de compras, sendo escolhido por 43% dos consumidores. A combinação de lojas físicas e online atraiu 39%, enquanto 14% preferiram comprar exclusivamente em lojas físicas e 4% optaram por realizar suas compras via aplicativos ou WhatsApp.
Entre os marketplaces mais populares, a Amazon liderou com 55% das menções, seguida por Shopee (45%), Mercado Livre (40%), Magazine Luiza (37%) e Americanas (28%). As categorias mais procuradas em 2023 incluíram eletroeletrônicos e eletrodomésticos (32%), roupas e acessórios (27%), produtos de beleza (18%) e itens de casa e decoração (15%).
Tendências para 2024
A expectativa para 2024 é otimista. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados já sabem o que vão comprar, enquanto 35% ainda estão indecisos. Os produtos mais buscados continuam sendo eletroeletrônicos e eletrodomésticos (56%), seguidos por roupas e acessórios (43%), itens de casa e decoração (33%), produtos de beleza e cosméticos (30%) e, em destaque, viagens e turismo (28%).
Além disso, 43% dos consumidores afirmaram que pretendem gastar mais na Black Friday deste ano em comparação a 2023, enquanto 36% dizem que devem gastar o mesmo valor e apenas 9% indicaram que pretendem reduzir o orçamento.
Preferências e influências de compra
O preço baixo (51%), o frete grátis (41%) e altos descontos (30%) permanecem como os principais fatores de influência nas compras. Além disso, a pesquisa antes da compra é cada vez mais comum: 68% dos consumidores afirmaram que frequentemente ou às vezes comparam preços, enquanto 59% verificam as avaliações de marca no Google e 49% recorrem às redes sociais.
Em relação aos canais de comunicação, o e-mail ainda é o preferido para receber promoções, sendo mencionado por 39% dos entrevistados. O WhatsApp aparece em segundo lugar, com 21% da preferência.