Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

IPC-S variou 0,57% na 2ª quadrissemana de junho

Maior contribuição para o resultado partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação, cuja taxa de variação passou de 0,47% para 0,07%

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da segunda quadrissemana de junho de 2024 variou 0,57% e acumula alta de 3,99% nos últimos 12 meses, informou a Fundação Getúlio Vargas Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), nesta segunda-feira (17).

Nesta apuração, seis das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação cuja taxa de variação passou de 0,47%, na primeira quadrissemana de junho de 2024 para 0,07% na segunda quadrissemana de junho de 2024. Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item passagem aérea, cujo preço variou 0,32%, ante 3,14% na edição anterior do IPC-S.

Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos: Transportes (0,49% para 0,36%), Comunicação (0,43% para 0,32%), Habitação (0,56% para 0,48%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,79% para 0,73%) e Vestuário (-0,06% para -0,07%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: transporte por aplicativo (11,57% para 1,06%), combo de telefonia, internet e TV por assinatura (1,02% para 0,64%), aluguel residencial (1,35% para 0,93%), artigos de higiene e cuidado pessoal (2,12% para 1,97%) e calçados femininos (1,18% para 0,06%).

Em contrapartida, os grupos Alimentação (1,05% para 1,14%) e Despesas Diversas (0,38% para 0,51%) apresentaram avanço em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, vale citar os itens: laticínios (2,53% para 3,10%) e serviços bancários (0,38% para 0,73%).

(FGV)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.