Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Primeira deflação em 14 meses: IPCA recua 0,02% em agosto

Resultado foi impactado pelo recuo nos preços da energia elétrica residencial, com o retorno à bandeira verde, onde não há cobrança adicional

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desacelerou em agosto, com leve queda de 0,02%, mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10). No mês anterior, o indicador havia registrado alta de 0,38%.

Este é o primeiro registro de deflação em 14 meses. A última vez que o IPCA havia registrado queda foi em junho de 2023,quando caiu 0,08%. No ano, a inflação acumulada é de 2,85% e, nos últimos 12 meses, de 4,24%. Analistas esperavam leve alta de 0,01% no mês e de 4,29% na comparação anual.

Os maiores responsáveis pela queda de agosto foram o grupo Habitação, influenciado pelos preços da energia elétrica residencial, e o grupo Alimentação e bebidas, que teve a segunda queda consecutiva da alimentação no domicílio, destacou o IBGE.

“A principal influência veio de energia elétrica residencial, com o retorno à bandeira tarifária verde em agosto, onde não há cobrança adicional nas contas de luz, após a mudança para a bandeira amarela em julho”, explicou o gerente da pesquisa, André Almeida, em nota.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.