A taxa foi cobrada em dezembro, portanto, não atende à nova regra de limite dos juros estabelecida pelo CMN
A taxa de juros do cartão de crédito rotativo variou para 440,8% ao ano em dezembro, contra 434,4% um mês antes. As informações foram divulgadas pelo Banco Central (BC) nesta terça-feira (6). Este aumento representa um acréscimo de 28,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior, com um incremento de 6,4 pontos percentuais apenas no mês de dezembro.
No mesmo período, o juro para modalidade parcelada também registrou alta, passando de 195,6% para 196,8% ao ano. Já o juro total do cartão de crédito, que leva em conta tanto o rotativo quanto o parcelado, teve uma pequena queda, indo de 91,4% para 89,5%.
A taxa foi cobrada em dezembro. Portanto, não atende à nova regra de limite dos juros estabelecida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). A medida fez com que os juros sejam limitados a um valor equivalente a 100% da dívida. Por exemplo, se o débito for de R$ 100, o valor corrigido com as taxas não pode passar de R$ 200.
O rotativo de cartão de crédito para pessoas físicas é a modalidade de crédito mais cara entre todas ofertadas no mercado. Para pessoa jurídica, a taxa subiu de 318,3% para 342% ao ano.
No cheque especial, a taxa de juros cobrada variou para 128,3%, contra 132,1%.