Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Juros do rotativo atingiram 432,3% em julho

É o maior patamar registrado em 2024

As taxas de juros cobradas no rotativo do cartão de crédito alcançaram 432,3% ao ano em julho, representando uma alta de 3,6 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Esse é o maior patamar registrado em 2024, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Banco Central, no relatório de Estatísticas Monetárias e de Crédito.

O crédito rotativo é acionado quando o cliente não consegue pagar o valor total da fatura do cartão de crédito na data de vencimento. Caso o pagamento não seja efetuado, os bancos são obrigados a parcelar o saldo devedor ou oferecer uma alternativa de pagamento em condições mais vantajosas no prazo de 30 dias, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no final do ano passado. Desde 3 de janeiro de 2024, as operações de juros rotativos não podem ultrapassar 100% do valor original da dívida.

Por outro lado, a taxa média de juros do cheque especial, a segunda linha de crédito mais cara do mercado, apresentou uma leve queda em julho, passando de 131,3% ao ano em junho para 127,8%. No caso do crédito consignado, a taxa se manteve estável pelo terceiro mês consecutivo em 23,2% ao ano. Essa modalidade de empréstimo, que permite desconto direto na folha de pagamento, continua sendo uma das opções de crédito com juros mais baixos disponíveis no mercado.

Já a taxa de juros do cartão de crédito parcelado caiu ligeiramente, passando de 182,5% para 178% ao ano. Com isso, a taxa total de juros do cartão de crédito diminuiu de 85,2% em junho para 82,8% em julho.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.