O custo no Reino Unido subiu de 99 pences para £ 1,19, alta de 20%. Última elevação foi na crise de 2008
O McDonald’s elevou o preço de seu cheeseburger no Reino Unido pela primeira vez em 14 anos por causa das pressões inflacionárias. A cadeia de fastfood confirmou nesta quarta-feira (27) que seu icônico cheeseburger ficou 20% mais caro, de 0,99 pennies para £ 1,19 – cerca de R$ 7,70. Outros itens também vão subir. A última vez que o McDonald’s aumentou o preço de seu cheeseburger na Grã-Bretanha foi após a crise financeira global de 2008.
Outros itens no menu britânico do McDonald’s elevaram de preço entre 10% e 20%, incluindo as caixas de compartilhamento McNugget, combos de café da manhã e upgrades de refeições médias e grandes.
O McDonald’s disse que alguns itens não serão afetados. Enquanto isso, os preços continuarão a variar entre as unidades franqueadas, que podem definir os preços com base nas recomendações da empresa.
‘Escolhas difíceis’
Em comunicado aos clientes, o CEO do McDonald’s no Reino Unido e na Irlanda, Alistair Macrow, esclareceu que as crescentes pressões inflacionárias forçaram a empresa a fazer algumas “escolhas difíceis” em relação aos preços. “As pressões de hoje significam que, como muitos, estamos tendo que fazer algumas escolhas difíceis sobre nossos preços”, contou Macrow. “Assim como você, nossa empresa, nossos franqueados que possuem e operam nossos restaurantes e nossos fornecedores estão sentindo o impacto do aumento da inflação”, disse ele.
Os aumentos ocorrem em um momento em que as empresas enfrentam o aumento dos custos de itens como combustível, salários e ingredientes, à medida que a inflação continua em espiral. No Reino Unido, a inflação atingiu um novo pico de 9,4% em junho, o nível mais alto em 40 anos.
Macrow avisou que a empresa adiou os aumentos de preços o máximo possível, mas que não é mais capaz de absorver os custos crescentes dentro da empresa. “Entendemos que qualquer aumento de preço não é uma boa notícia, mas atrasamos e minimizamos essas mudanças o máximo que pudemos”, explicou.
Isso ocorre um dia depois que o McDonald’s relatou um salto nas vendas globais de 9,7% nos três meses até o final de junho, em relação ao mesmo período do ano passado. Com mais de 36 mil unidades em mais de 100 países, desde o ano passado a rede implementa aumentos em sua rede nos EUA.
Na terça-feira (26) , a Unilever, dona de marcas como Marmite, Ben & Jerry’s e sorvetes Magnum, também comunicou que elevou seus preços em 11,2% nos últimos meses e espera novos reajustes ao longo do ano.
O que MONEY REPORT publicou