Presidente do BNDES destacou práticas adotadas pela instituição atreladas a um cenário de queda de juros, aumento do PIB e de investimentos
A CEO Conference 2024, promovida pelo BTG Pactual, recebeu o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, para dialogar sobre o futuro da instituição e seu papel. Dentre as oportunidades de curto e médio prazo, Mercadante destacou o processo de reindustrialização pretendido pelo atual governo – o que envolveria subsídios atrelados a um cenário de queda de juros globais e aumento do Produto Interno Bruto (PIB).
O presidente do BNDES destacou o novo momento do banco de fomento, que superou R$ 57 bilhões em financiamentos para infraestrutura em 2023 – alta de 24%. “O que antes era uma névoa, agora é um aquário. Hoje, o BNDES é um banco 100% transparente e fundamental para o desenvolvimento do Brasil”, argumentou.
Houve tempo para Mercadante destacar o protagonismo da matriz energética brasileira, que está ligada ao que classifica de indústria do futuro, o que elevaria o patamar político-econômico do país. “O Brasil é um país resiliente e promissor. Vivemos um momento único de mudança de matrizes energéticas pelo mundo e com a indústria seguindo essa tendência. Exemplo disso é o grau de investimento da indústria automobilística, realidade no país”, frisou Mercadante. A moderação foi da jornalista Amanda Klein.