As negociações entre os blocos tiveram início em 1999
Os blocos econômicos Mercosul e União Europeia (UE) anunciaram nesta sexta-feira (6) um acordo histórico de livre comércio, resultado de negociações que se arrastaram por mais de duas décadas.
A cerimônia de assinatura ocorreu em Montevidéu, Uruguai, durante a cúpula do Mercosul. Estiveram presentes líderes sul-americanos como Javier Milei (Argentina), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Santiago Peña (Paraguai) e Luis Lacalle Pou (Uruguai), além da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
As negociações entre os blocos tiveram início em 1999, mas enfrentaram uma série de impasses ao longo dos anos. Segundo Omar Paganini, chanceler do Uruguai, os últimos ajustes foram concluídos na quinta-feira (5), garantindo a viabilidade do acordo.
Especialistas avaliam que a medida pode trazer impactos positivos para a economia brasileira. De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a adesão ao tratado pode gerar um crescimento de 0,46% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil entre 2024 e 2040, além de um aumento de 1,49% nos investimentos durante o mesmo período.