Basta que seus verdadeiros custos se tornem claros
Nota do Editor
Quando a pauta ESG virou moda em diversos países, além do mercado de capitais, outra vítima foi o mercado automobilístico. Sem considerar os custos, a pauta da eletrificação é colocada goela abaixa dos consumidores e fabricantes, e países como Brasil estão aderindo à insana pauta sem considerar os efeitos perversos que a população mais pobre terá que pagar.
Na entrevista reproduzida abaixo, queremos demonstrar como as premissas de Ludwig von Mises sobre o intervencionismo estão mais atuais que nunca.
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“A Agência de Proteção Ambiental planeja anunciar novos e rígidos padrões de emissão de escapamento projetados para forçar efetivamente a indústria automobilística a eliminar gradualmente a venda de carros movidos a gasolina”, relata o jornal The Verge, com a manchete provocativa: “O fim está próximo para os carros movidos a gasolina”.
O ESG (meio ambiente, social e governança) é a mais nova religião e todos nós sabemos quem são seus seguidores. Proprietários de veículos elétricos cantam “Hallelujah” quando saem de suas garagens. A classe investidora evangelista do ESG acredita que a nova crença está apenas começando.
Em entrevista a Maggie Lake, da Real Vision, o investidor Harris Kupperman, conhecido como Kuppy, disse: “Bem, acho que estamos chegando ao fim do ESG, o que provavelmente é uma coisa boa, honestamente”. Ele explicou:
“É como as religiões que surgem, chegam ao auge e desaparecessem. Ninguém mais pratica as religiões romanas. Posso citar três dos deuses, sou formado em História Romana.
“Essas coisas crescem, atingem o pico, e essa pequena religião do ESG já existe há algum tempo. Ela atingiu o pico. E agora haverá alguma adesão persistente, mas acho que a grande maioria dos investidores quer ganhar dinheiro. E é ótimo se eles estiverem fazendo algo que tenha um bem social, mas a maioria deles só quer economizar para a aposentadoria”.
E a febre dos carros elétricos?
Quanto a todos aqueles Teslas sofisticados cortando você silenciosamente no trânsito, seus motoristas demostrando superioridade, pensando que estão salvando o planeta, Kuppy os vê seguindo o caminho do T-Rex.
“Eu acho que os veículos elétricos vão ser algo que você vai a um museu com seus filhos e fica tipo ‘uau, isso foi um beco sem saída evolucionário, no qual desperdiçamos trilhões de dólares nisso’. Não, acho que não há futuro para os veículos elétricos”.
“Sério, por quê?” Lake se perguntou horrorizada.
Em seguida, Kuppy vem com os fatos que ambientalistas amadores e agentes do governo não consideram.
“Porque os veículos elétricos destroem energia. Existe esse conceito chamado EROI, que é a taxa de retorno da energia investida. Em um veículo elétrico, coloca-se mais energia do que se gasta. E, como resultado, é como uma regra termodinâmica – não funcionará a menos que seja subsidiado.
“Qual é a razão dos veículos elétricos? É porque supostamente produzem menos carbono. Mas, se considerarmos todo o ciclo de vida de um veículo elétrico, ele não usa menos carbono. É melhor ter um beberrão de gasolina”.
Bom, talvez os proprietários de carros elétricos não sejam tão heroicos quanto acreditam.
Kupperman diz que, sem subsídios do governo, os consumidores se limitarão aos veículos com motor de combustão interna (ICE). Na verdade, mesmo com subsídios, a maioria das pessoas, como Kupperman, comprará veículos ICE. Mas sempre haverá esnobes.
“[Se] você meio que quer ser um esnobe e dizer que tem um carro elétrico, então seja um esnobe. É uma coisa legal de se ter se você quiser mostrar que tem alguma coisa. No meu caso, eu tenho um caminhão. Não me incomoda em nada e tenho orgulho dele.
“No entanto, se o carbono é a coisa com a qual você está se preocupando, você está se preocupando com o custo total de uso do carro ou a energia que entra versus a energia que sai. Praticamente qualquer componente que você olhar, é melhor ter apenas um motor de combustão interna. E esses motores realmente ficaram muito eficientes nos últimos dois anos”.
Kupperman aponta que, à medida que os veículos elétricos envelhecem, os proprietários verão o que acontece com a degradação das baterias com íon de lítio.
“A bateria de íon de lítio é um componente tão grande do custo total de um carro que, quando se estiver no quinto ou sexto ano e tiver que substituir 30 a 40% do custo inicial do seu carro, as pessoas vão perceber que o custo vitalício de possuir um veículo elétrico é astronomicamente alto”.
Assim, na visão de Kuppy, a adoção diminuirá e os proprietários desses veículos terão dúvidas e perceberão que seus carros elétricos são veículos terríveis.
ESG é destruição de riqueza
No que diz respeito ao ESG, é apenas um imposto sobre a humanidade, de acordo com Kupperman.
“E isso será um prejuízo real para seis bilhões de pessoas que querem um padrão de vida melhor, se não puderem pagar as coisas para tirá-las da pobreza de maneira eficaz”.
Kupperman acredita que a demanda contínua por energia é imparável e o governo só vai piorar as coisas.
“Eles vão tentar todos os tipos de coisas estúpidas. Os governos historicamente fazem coisas realmente estúpidas que pioram os problemas. Essa é a história dos governos. Presumo que eles tentarão todo tipo de coisa que falhará. E tudo o que fará será destruir a oferta por causa da interferência do governo em sua capacidade de fazer seus negócios.”
Quando Lake perguntou sobre uma possível interferência do governo, Kupperman respondeu:
“Sim, eles provavelmente vão tentar impostos sobre lucros excessivos. Eles provavelmente vão tentar proibições de exportação, limites de preços e todo tipo de outras coisas. E o resultado líquido é que as pessoas vão pegar seus dividendos e ir para a praia – elas não vão perfurar o solo em busca de petróleo. Acho que é quase inevitável que o governo pegue um problema e o transforme em uma crise”.
Sim, uma crise de energia está a caminho, cortesia do estado.
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Por Douglas French
Publicado originalmente em: https://curt.link/WS5kxJ
Respostas de 72
É muito difícil encontrar alguém que fale a verdade que dói, com palavras simples.
Em breve deverá aqui aparecer os críticos de elevado conhecimento defendendo e argumentando que carro elétrico e um caminho sem volta e a tecnologia vai evoluir ao ponto de dar sustentabilidade econômica e ambiental para todos. Se ocorrer ótimo, mas hoje se gasta mais dinheiro por menos benefícios, sejam eles ambientais ou econômicos. Deveríamos focar antes na matriz energética, modernização, ampliação, diversificação de fontes de produção e aprimorar a distribuição reduzido perdas. Produzir energia limpa sem onerar custos e o verdadeiro desafio antes de fomentar ainda mais a demanda por energia.
Parabéns pela publicação.
O que ocorre hoje é que,tem muitas fazendas instaladas produzindo muita energia solar e que não podem vender essa energia, assim vai ficar difícil mesmo. Esses que estão contra os elétricos vão quebrar a cara, porquê além dos elétricos,vem por aí um monte de alternativas….
Exatamente, vc resumiu tudo, tem. Muita gente querendo sim é denigri algo que já deu certo e não tem volta!!!
O Brasil sempre esteve no caminho certo, o futuro é o motor movido a álcool e outros combustíveis naturais. E o resto do mundo deverá seguir o mesmo caminho.
VAMOS PLANTAR CANA DE AÇUCAR AONDE PARA ATENDER O MUNDO???
Kkkkkkkkkkk
Não precisa se preocupar com os carros do mundo , atendendo a nossa demanda já estaria de bom tamanho.
A China e outros Países já compram há tempos nossa Produção de Canas de Açucar para seux carros Movidos a etanol, detalhe eles são os maiores compradores do mundo de cana ou de álcool do Brasil para seus carros. Capiche “!
Poluição para o governo não significa nada! Etanol é o futuro.
Brasil tem terra a da cum pau. Só falta querer. Quanto emprego é economia isso teria?
Estou de pleno acordo , com você , sou arquiteto e urbanista , e não vejo nestes veículos vantagens a médio e longo prazo , e ainda uma pauta que não foi levantada , já temos problemas de distribuição por consumo de energia e já sabemos que existe uma deficiência no abastecimento da mesma até mesmo na capital , se 15/20% da população optasse pelo elétrico , quais os patamares de consumo que atingiriamos , as termo teriam que entrar em funcionamento fora do período de maior demanda o que honraria os custos da energia para quem não tem veículos elétricos , isso os combustíveis , também sofreriam um acréscimo , tanto no etanol quanto na gasolina , este é um dos tópicos , existem vários outros , que podemos levar .
Parabéns a todos pela matéria e comentários unipartidários , pensemos bem .
👍
Temos que levar em conta, que os veículos elétricos reduzem milhares de itens a serem consumidos, alem de filtros e lubrificantes nocivos ao meio ambiente! As baterias estão em processo contínuo de evolução em eficiência e durabilidade. É sim um caminho sem volta.
Concordo.
Verdade! Postos de abastecimentos com energia solar, aeolica e ou as muitas possíveis
Simplesmente ridículo, desinformação pura e sinceramente infantil o texto. Não tem um argumento com mais peso do que papel. Mais fácil colocar “patrocinado” tatuado na testa.
Concordo.
E mesmo que se continue a priorizar o carro a gasolina, um dia o petróleo vai acabar e de toda forma teremos que encontrar outra forma de energia.
Concordo plenamente com o Herivelto. Quando acabar o petróleo o que farão? As baterias ainda estão em pleno desenvolvimento, busca de melhorias e novas alternativas. Ridícula tese de que os elétricos não vingarão.
Ledo engano seu. Estude mais sobre o assunto e pare de acreditar na grande mídia. Existem alternativas, como hidrogênio e melhorias nos motores a etanol (para que não precisem de gasolina junto).
Em 2021 foi lançado na China, uma bateria de 160 W por quilo.
Em 2023 a mesma empresa lançou a bateria que vai permitir inclusive a eletrificação das aeronaves, com os incríveis 500 W por quilo.
#E VIVA LA CHINA, COMO SEMPRE À FRENTE DE SEU TEMPO, CAPAZES SEMPRE DE FAZEREM O INCRIVEL ACONTECER, VALEU CHINA, SHOWWWW!!!
Álcool
Sem dúvida o álcool é muito mais eficaz !
Palavras de quem não entende nada do assunto e vai seguindo a modinha perpetrada pela grande mídia e por governos incompetentes. Continue assim e vc vai tão longe quanto os carros elétricos… 😉
A RAIZEN está investindo bilhões na construção de novas usinas para produção de etanol de segunda geração, produzido a partir do bagaço e das palhas da cana e vc que é 30% menos poluente que o etanol de primeira geração,e que de início terá praticamente toda a produção exportada para a Europa.
Analise perfeita a sua! Cada coisa que se publicam contra os carros elétricos! Só sendo patrocinados mesmo!
https://olhardigital.com.br/2022/01/02/carros-e-tecnologia/passado-eletrico-em-1900-eletricos-eram-38-dos-veiculos-vendidos-entenda-o-que-deu-errado/
Realmente um texto imbecil, de gente que não sabe de quase nada do assunto atualizado, esse texto parece que foi de 5 anos atras.
Tem várias reportagens recentes mostrando que as baterias dos carros vão durar em media 15 anos, e já tem empresas reutilizando as baterias usadas, sem danos a natureza. Quem escreveu o texto precisa dirigir um carro eletrico pra ver o que é.
“ESG” já ouvi falar sobre está pauta, não vejo muita vantagem nisso.acredito que tudo que é forçado ou imposto a sociedade é nocivo.
Vejo em postagens de redes sociais, notícias mídias digitais, falando sobre este tema mais não sabia muito até começa aparece no meu dia a dia, uber, app de compras etc.
Percebi por conta que alguma coisa não está certa.
Redução e controle na produção de carne bovina e suína e aves estão tentando chegar até a piscicultura . Então tem algo muito errado nesta história.
Sobre os carros elétricos são bons, porém eles não poluem o ambiente agora mais a longo prazo já sabe. Ser a uma dor de cabeça, as baterias.
A destruição da natureza será afetada drasticamente pois Ser A preciso ais recursos para a alta demanda das baterias,
Então será realmente a solução carros elétricos. Esse é meu questionamento.
Petróleo vai acabar e o lítio pra esse povo elétrico é infinito kkk. ESG na b ..
Acho que ele não está levando em consideração a evolução das baterias de armazenamento elétrico, ou outros sistemas de geração e armazenamento elétrico, como paineis solares nos veículos, na verdade ele não leva em consideração nada que não seja as atuais baterias.
Você não está levando em consideração os custos disso e o enorme problema que será o descarte dessas baterias. Imagine ter que descartar centenas de milhões de baterias… Sabe quanto tempo elas levam para se decompor?
Bateria de sódio mandou abraços.
Esse comentário/matéria é papo de quem é patrocinado pra defender vendedor de gasolina. Tenho um vizinho no meu prédio que é dono de posto de combustível que diz a mesma coisa. É claro que tem que aperfeiçoar mais, tornar a durabilidade maior, o custo menor, mas esse é o futuro. Os combustíveis fósseis vão ficar cada vez mais caros. Quem já tem carro elétrico fala que a redução de gastos é muito alta. Se o pteço do veiculo reduzir vai compensar muito.
Vc está muito enganado. Aprofunde seus conhecimentos no assunto, mas não com as desinformações da grande mídia.
O que vai desaparecer primeiro. O carro a gasolina ou o instituto mimimises?
Ia te dar uma aula, mas não vale a pena perder tempo com quem claramente tem um pensamento tão limitado como o seu. Triste realidade.
Sobre os veículos elétricos:
Pondo ordem nos argumentos. Mesmo que toda a energia para recarregar as baterias dos novos veiculos elétricos fosse produzida por termelétricas, o que não é verdade, haveria um enorme ganho de qualidade e ambiental, pois:
1 – A eficiência da geração em grandes usinas térmicas é várias vezes superior à de qualquer veículo com motor de combustão interna.
2 – Veículos elétricos utilizam uma fração de lubrificantes e de outros suprimentos, por esse motivo não há vazamento de óleo nem emissão de poluentes durante o uso e nas manutenções como nos veículos atuais.
3 – A disseminação generealizada da poluição pelos veículos que se locomovem, um dos fatores mais incontrolavel e danoso ao meio ambiente, deixa de existir, e ficaria concentrada nas termelétricas, onde as emissões são rigorosamente controladas e minimizadas.
4 – A produção de ruído deixa de existir, e com ela há enorme ganho na qualidade à natureza, pessoas, animais e ao meio ambiente.
5 – O custo equivalente do combustível será muito menor, pela simples diferença de eficiencia entre os motores dos veículos e a geração da energia concentrada em termelétricas.
6 – A poluição produzida nos postos de abastecimento e de serviços de lavagem e lubrificação será reduzida a um mínimo. É este um fator que passa despercebido ao cidadão comum mas que representa enorme problema ambiental, aos responsáveis e proprietários de postos de abastecimento e oficinas de manutenção.
7 – O custo da distribuição de combustíveis e lubrificantes desde as refinarias até os postos de abastecimento seria reduzido a valores insignificantes em relação aos atuais.
8 – Os riscos correspondentes pelo manuseio, transporte e uso de combustíveis será praticamente eliminado, e com eles toda a cadeia de custos para garantir o seu uso com relativo controle destes riscos.
9 – A manutenção de veículos elétricos é muito mais simples e extremamente reduzida comparativamente aos veículos tradicionais, com enorme economia para o proprietário.
10 – Deixa de existir a obrigação de deslocamento aos postos de abastecimento, e os veículos serāo recarregados em casa .
11 – Nos horários sem uso, estacionados nas garagens, poderá ser feita a troca de energia entre os veiculos conectados e a rede elétrica, com benefícios evidentes para as distribuidoras e os proprietários.
Considere-se que a origem da energia para carregamento das baterias dos veículos elétricos não é unicamente termelétrica, no Brasil é na maioria hidrelétrica, e que poderá ser suprida também por outras fontes que estarão compondo uma matriz de geração mais evoluída. Que combustíveis fósseis tendem a obsolescência pela redução dos recursos existentes, e que o petróleo e o carvão mineral devem ser reservados para finalidade muito mais nobre que a queima anacronica em motores de combustão interna. A petroquimica e carboquimica agregam valor exponencial aos hidrocarbonetos e derivados, sobre o minúsculo ganho pelo uso para combustão. Que traz a reboque toda a cadeia de despedicio e poluição ambiental.
E que as baterias das diversas tecnologias existentes e as emergentes são inteiramenjte recicláveis, portanto tanto na fabricação quanto no descarte há controle efetivo dos materiais incluidos na fabricação e os dispensados no final da vida util.
Fato que de longe não ocorre com a imensa frota dos veiculos com motores de combustão interna. Nestes há a depreciação completa do veiculo com o final da vida dos motores e/ou dos principais componentes da carroceria. Visitem-se os pátios de despejo e os ferro velhos automotivos.
Carros com motores elétricos e produção de energia por células de combustivel por conversão de etanol, hidrogenio ou outro hidrocarboneto são a alternativa que poderá integrar a futura frota veicular dos elétricos e hibridos aposentando de vez os motores de combustão interna.
Sobre os veículos elétricos:
Pondo ordem nos argumentos. Mesmo que toda a energia para recarregar as baterias dos novos veiculos elétricos fosse produzida por termelétricas, o que não é verdade, haveria um enorme ganho de qualidade e ambiental, pois:
1 – A eficiência da geração em grandes usinas térmicas é várias vezes superior à de qualquer veículo com motor de combustão interna.
2 – Veículos elétricos utilizam uma fração de lubrificantes e de outros suprimentos, por esse motivo não há vazamento de óleo nem emissão de poluentes durante o uso e nas manutenções como nos veículos atuais.
3 – A disseminação generealizada da poluição pelos veículos que se locomovem, um dos fatores mais incontrolavel e danoso ao meio ambiente, deixa de existir, e ficaria concentrada nas termelétricas, onde as emissões são rigorosamente controladas e minimizadas.
4 – A produção de ruído deixa de existir, e com ela há enorme ganho na qualidade à natureza, pessoas, animais e ao meio ambiente.
5 – O custo equivalente do combustível será muito menor, pela simples diferença de eficiencia entre os motores dos veículos e a geração da energia concentrada em termelétricas.
6 – A poluição produzida nos postos de abastecimento e de serviços de lavagem e lubrificação será reduzida a um mínimo. É este um fator que passa despercebido ao cidadão comum mas que representa enorme problema ambiental, aos responsáveis e proprietários de postos de abastecimento e oficinas de manutenção.
7 – O custo da distribuição de combustíveis e lubrificantes desde as refinarias até os postos de abastecimento seria reduzido a valores insignificantes em relação aos atuais.
8 – Os riscos correspondentes pelo manuseio, transporte e uso de combustíveis será praticamente eliminado, e com eles toda a cadeia de custos para garantir o seu uso com relativo controle destes riscos.
9 – A manutenção de veículos elétricos é muito mais simples e extremamente reduzida comparativamente aos veículos tradicionais, com enorme economia para o proprietário.
10 – Deixa de existir a obrigação de deslocamento aos postos de abastecimento, e os veículos serāo recarregados em casa .
11 – Nos horários sem uso, estacionados nas garagens, poderá ser feita a troca de energia entre os veiculos conectados e a rede elétrica, com benefícios evidentes para as distribuidoras e os proprietários.
12 – O seguro direto e de terceiros deverá ser muito reduzido relacionado à redução do risco de incêndio, inexistência de combustivel e lubrificantes a bordo, redução da complexidade mecânica, menor quantidade de itens cobertos, menor depreciação do veiculo no periodo de cobertura.
Considere-se que a origem da energia para carregamento das baterias dos veículos elétricos não é unicamente termelétrica, no Brasil é na maioria hidrelétrica, e que poderá ser suprida também por outras fontes que estarão compondo uma matriz de geração mais evoluída. Que combustíveis fósseis tendem a obsolescência pela redução dos recursos existentes, e que o petróleo e o carvão mineral devem ser reservados para finalidade muito mais nobre que a queima anacronica em motores de combustão interna. A petroquimica e carboquimica agregam valor exponencial aos hidrocarbonetos e derivados, sobre o minúsculo ganho pelo uso para combustão. Que traz a reboque toda a cadeia de despedicio e poluição ambiental.
E que as baterias das diversas tecnologias existentes e as emergentes são inteiramenjte recicláveis, portanto tanto na fabricação quanto no descarte há controle efetivo dos materiais incluidos na fabricação e os dispensados no final da vida util.
Fato que de longe não ocorre com a imensa frota dos veiculos com motores de combustão interna. Nestes há a depreciação completa do veiculo com o final da vida dos motores e/ou dos principais componentes da carroceria. Visitem-se os pátios de despejo e os ferro velhos automotivos.
Carros com motores elétricos e produção de energia por células de combustivel por conversão de etanol, hidrogenio ou outro hidrocarboneto são a alternativa que poderá integrar a futura frota veicular dos elétricos e hibridos aposentando de vez os motores de combustão interna.
Finalmente alguém com argumentos racionais aqui!
Excelente explicação!
Hoje o calcanhar de Aquiles dos 100% elétricos são suas baterias de ion de lítio ,seu tempo de recarga e onde recarregá-las.Isso sem falar que não se sabe da existência de lítio suficiente no planeta para uma eletrificação mundial da frota de veículos automoto- res incluindo caminhões, ônibus ,motocicletas ,tratores e similares. Não podemos esquecer de navios e aviões. Ou seja é muito lítio para fabricar baterias.Acredito que alguma solução será inventada para superar a falta do lítio ou quem sabe seja melhor as células de combustível que transformam hidrogênio ou etanol em eletricidade descartando a necessidade de baterias enormes e pesadas para acumular energia para a propulsão do veículo. Os veículos que utilizam combustíveis fósseis vêm evoluindo continuamente desde o começo dos anos 1900 desde os primeiros passos da indústria automobilística assim como navios e aviões que também se utilizam de combustíveis fósseis.Os navios passaram das velas para motores a vapor que queimavam carvão depois para motores diesel e óleo combustível e depois energia nuclear. Os aviões começaram com motores a pistão a gasolina e na segunda metade do século 20 passaram a usar turbinas queimando querosene de aviação de custo menor e maior rendimento e potência. Observe que todos dependem de um motor de combustão interna que queima combustível fóssil com exceção os navios nucleares.
Tudo é uma questão de evolução e aperfeiçoamento. Quem garante que uma descoberta revolucionária liberte os carros elétricos de suas baterias de lítio e os torne mais baratos e acessíveis como já foram os carros a combustão no passado .Hoje ainda temos os carros híbridos flex que pode usar gasolina etanol e um motor elétrico auxiliar para circuitos menores como num centro urbano e vc numca irá precisar de uma estação de recarga e tem custo mais acessível que um 100 % elétrico. Hoje sinceramente eu não compraria um carro 100% elétrico. Até porque eu não conseguiria recarregar sua bateria .Onde eu moro não existe um único ponto de recarga não há uma infraestrutura mínima para isso .No entanto existem uma quantidade enorme de híbridos flex rodando sem nenhum problema. Eu aposto muito mais nos híbridos que nos elétricos. Meu próximo carro com certeza será um sedan hibrido .Um elétrico me traria mais problemas que praticidade .A não ser se que eu mantivesse no porta malas um gerador de 3KVA movido a gasolina para recarregar a bateria.
Tem tomada na sua casa? Então você pode carregar seu elétrico!
Lítio é um elemento super abundante no planeta, tem em todo lugar, até na água do mar. E não polui nem faz mal. Tem gente que até come suplemento de lítio.
E ainda deve-se considerar que baterias podem ser recicladas: ninguém em sã consciência jogaria fora uma bateria se o lítio for tão valioso.
Resumindo, energia para o futuro deve ser atômica. Às baterias de lítio é somente um primeiro passo os carros elétricos será alimentado no futuro por outro tipo de energia!!!
Pegando exemplo do Brasil…. sem defender A, B ou C…
Quando que um trabalhador assalariado minimo poderar ter um automóvel, seja fóssil, elétrico ou outra forma de energia?
Ahhh, mas tem um estado pesado, impostos e a velha corte com cara de democracia… Enquanto maquiarmos o problema é não abrir várias fontes energéticas com um estado legislador ao invés de falso “dono”, será uma hipocrisia geral e tendenciosa para o interesse do bolso somente.
Sou uma pessoa capitalista com visão de sustentação, sem um ciclo continuo e inteligente, não teremos planeta habitável, é sem capital sustentável, não teremos empresas que gerem negócios.
Acorda povo…
Acho que o futuro, principalmente para paises como Brasil serão is carros movidos a energia solar.
Talvez o editor tenha alguma dificuldade em visualizar que no carrão dele a cada R$ 100 que ele coloca de combustível R$ 80 são queimados pra ferver a água do radiador. Isto sem considerar os demais custos envolvidos com troca de oleo, filtros, etc… Este artigo está na mesma proporção de alguém defendendo o motor a vapor X combustão. Quanto a tecnologia das baterias tb seria bom o editor se atualizar. Já temos os primeiros veículos com bateria de sódio chegando ao mercado o que já contribui para uma redução considerável no valor, além da redução do uso de terras raras como o litio. Afinal este é o papel do livre mercado. Ou a liberdade só vale para determinados pensamentos?
Reportagem ridícula !
Os carros elétricos são o presente e o futuro!
Não leva em consideração a evolução da tecnologia que vem a galope e irá rapidamente solucionar todos os problemas atuais a que se refere.
Esperneio dos donos do petróleo!
A Toyota está testando um motor movido a hidrogênio. Os testes foram promissores. Por isso concordo que elétricos vão acabar.
Substitua Carro elétrico por “TV LCD”, “Computador pessoal”, “Máquina fotográfica digital”, “ar condicionado”, e o resultado será o mesmo…
Perfeito
No final somos manobrados segundo interesses da cúpula governamental.
A indústria do petróleo vai fazer de tudo para nao chegar os carros eletrônicos. Pois vai acabar com monopólio deles ,que já Duran anos e vem deixando uma pequena minoria milionária. Nas costas da população trabalhadora. .no início do século eles disseram o mesmo , conseguiu esconder os motores eletrônico. Agora não consegue mais . Temos a internet. Povo sabe o que e melhor. Povo vai ter liberdade. De escolha .
Ah muito tempo não vejo uma matéria tão clara, honesta, rica em conteúdo e de simples entendimento
Vamos com nosso metanol continuar felizes !!!
Na minha opinião a crítica aos carros elétricos é só um pano de fundo para ser contra a intervenção governamental, aí me pergunto, será que sabem a razão da existência de governos? Afinal o estado é o comitê de negócios da classe dominante, sem classe não há necessidade de governo, então esse pessoal do Mises são na verdade ” Comunista” , póis é esse estado coy as suas instituições ou Comunismo, póis a barbárie já existe.
Esses foram os 3 minutos mais desperdiçados que eu ja tive.
Quanta besteira
Exatamente, TOYOTA montará fabrica no BRASIL e exportar no planeta os Híbridos FLEX , VI ONTEM CARRO DA AUDI VALOR 1.200.OOO MAS MUITO LINDO ELETRICO, EM 1990 TEVE OS MIMIMIS SOBRE ETANOL, BATERIAS REIFOR FEZ TIPO UMA VAN NOS ANOS DE 1976 há BATERIA. O TRILHONARIO DEVE ESTAR PRONTO FABRICA DELE EM MINAS E FAZER Hás Baterias ALI, tecnologia não tem pra eles ( minerisos) e capacidades. FATO CONSUMADO ESSES CARROS CAMINHOES TRATORES ETC. (( TRES MINUTOS FALOU FALOU E D NADA IMPORTANTE soh mimimis)).
Tenho um carro elétrico e estou muito satisfeito.
Onde vamos produzir energia para abastecer os carros? Faz poucos anos tivemos apagão.
Não há investimento em infra estrutura.
Acho que no Brasil, ficaremos com o álcool e os híbridos.
Europa hoje já precisa usar o carvão.
Parabéns, continuem poluindo o ar com veículos a combustão, aí se vê que afinal quem precisa de ar puro pra sobreviver? Aquecimento global é um mito ? As geleiras não estão derretendo? O chumbo das baterias e o lítio não é reciclável né? Aaaim as plantas precisam de gás carbônico, mais não tanto assim .
Até o momento não temos reservas de litio pra todos os carros já existentes. Temos encontrar outras opções, o litio esgotará antes do petróleo. O motor de combustão de hidrogênio pode ser a solução
O objetivo é diminuír emissão de carbono.
Tendo isso como premissa, tanto o elétrico como o movido a celula de combustível atendem.
Ninguém disse que só haveria os “prós” e que não haveria os itens “contra”.
Dessa forma, é natural que haverá polarização nos assuntos de interesse de cada grupo. No entanto, devemos pensar no objetivo, ou seja, diminuir a emissão de carbono.
Vários pesquisadores estão trabalhando para diminuir os custos das baterias, diminuindo ou zerando o uso do lítio e outros elementos nobres.
Temos ainda diminuição dos custos de geração de energia elétrica e também a diminuição nos gastos com a adoção de leds ao invés de lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Tudo isso favorecendo o uso da energia elétrica nos autos. Entendam: é renovável!
Concordo em grande parte, mas discordo no geral.
Tecnologicamente, o carro elétrico tem muitas vantagens. Em eficiência energética também. Engenharia simplificada, maior torque, menos peças mecânicas para manutenção…
Mas tem o grande problema da bateria.
O problema foi governos tentando acelerar a eletrificação dos carros.
Não deu tempo de melhorias tecnológicas em bateria ficarem prontas para o mercado.
Ou mesmo outras alternativas transportar a energia como super capacitores + geradores a combustão super eficientes, células à combustível, geração por hidrogênio ou derivados (em pasta, amônia ou até mesmo alcool feito a partir de carbono e hidrólise).
Acredito na propulsão elétrica, essa deve continuar. Carros 100% à bateria eu já não acredito tanto.
Acredito q o veículo elétrico vem pra ajudar a diminuir a poluição… Mas só estão vendo o presente. Num futuro onde o descarte desses veículos tóxicos será feito?
Outra coisa a maioria das pessoas não podem comprar um veículo zero quilometro, e simplesmente na revenda perder 70% a 80% depreciação, por ter uma bateria q custa muitas vezes mais q o veículo.
Aqui no Brasil ainda é um resquício carro elétrico.
Quando isso chegar forte no Brasil, lugar onde ainda tem carros carburados andando(pré histórico) acredito q eu nem vou estar aqui.
A tecnologia pode até servir … Mas até lá espero terem alguma solução mais barata pra se fazerem as baterias.
Completamente equivocado o artigo. Os veículos de combustão interna não completamente ineficientes em termos de energia, eles aproveitam apenas 30% da energia contida no tamque de combustível. O desperdício de energia se considerar o ciclo completo do petróleo do poço ao posto supera 90%. A maior parte da energia é perdida em calor.
QUE REPORTAGEM CONFUSA……
Bateria ion lítio não atende como deveria um simples notebook e smartphone, quem dera um veículo. Kkkkk
Teremos novos psicos motoristas, sai da frente!!!! Tomada urgente !!!!
Novamente a polarização imbecil impera !!
Os elétricos vão evoluir, o combustível fóssil vai continuar sendo usado, o etanol vai evoluir, e todos vão continuar poluindo juntos.
Essa conversa nunca terá um certo e um errado.
E bora trabalhar porque tenho contas pra pagar !!!
Que legal ler as opiniões de vocês, isso sim é democracia, quanto aos veículos, sejam eles: Células de etanol, hidrogênio, lítio, energia solar, até mesmo as velhas baterias de chumbo, energia é o que não nos falta, infelizmente as quadrilhas que se instalaram no setor de Minas e energia estão bloqueando o desenvolvimento das novas tecnologias, um exemplo disso, que a 10 anos atrás quando trabalhava em uma das maiores multinacionais no Brasil já se comentava que carros elétricos e híbridos estavam pronto para atender o mercado nacional, mas os governantes da época, além de ” proibir” aumentaram os impostos para componentes e motores elétricos em 98% ou seja: “hoje se você puder comprar um carro alternativo terá que pagar 2 e levar apenas 1 .
O texte tem pelo menos uma inverdade. Se refere a eficiência entre a energia que se gasta e a que é aproveitada. Motores a combustão perdem energia produzindo calor que é perdido, ppr isso é que nao temos mais locomotivas a vapor. Motor elétrico nesse ponto tem melhor aproveitamento.
A China e outros Países já compram há tempos nossa Produção de Canas de Açucar para seux carros Movidos a etanol, detalhe eles são os maiores compradores do mundo de cana ou de álcool do Brasil para seus carros. Capiche “!
Excelente reportagem! Finalmente encontrei alguém falando abertamente das insanidades do poder econômico que se volta para o próprio umbigo.
Quem tem carro eletrico, ao fim de 3 ou 4 anos quer vender e jamais consegue, acaba por ser uma grande dor de cabeça que quer passar a outro.
Bem escrito.
Duvidas:
1- O Hibrido esta nesse pacote? o Hibrido Flex.
2- Carro descartável = carro eletrico?
3 Petroleo – É Finito.