Os números oficiais do PIB são divulgados na quarta-feira, mas Li Qiang avançou hoje com dados acima da meta das autoridades
O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, afirmou nesta terça-feira (16) que o PIB da China no ano passado ficou em torno de 5,2%, confirmando a projeção de economistas. O dado oficial será divulgado na quarta-feira pela manhã em Pequim.
A meta de crescimento da China para 2023 era de cerca de 5%, e o resultado ficou dentro do esperado. No entanto, Li Qiang ressaltou que o governo chinês não busca apenas crescimento de curto prazo, mas também estabilidade de longo prazo.
“Não buscamos crescimento de curto prazo acumulando riscos de longo prazo”, afirmou Li. “Optamos por não usar estímulos maciços.”
O dado adiantado por Li mostra um avanço em relação ao percentual anualizado obtido no terceiro trimestre, 4,9%.
Falando a uma plateia de empresários, Li afirmou que a China vai continuar abrindo sua economia. “Optar por investir no mercado chinês não é um risco, mas uma oportunidade”, disse. “Tomaremos medidas para abordar preocupações razoáveis da comunidade empresarial global.”
Para 2024, a expectativa é que a China cresça 5,3%, de acordo com um relatório da Academia Chinesa de Ciências Sociais. No entanto, já há apelos por mais estímulo governamental à economia, visando garantir crescimento acima de 5%.