Economia dos países do G7 cresceu 0,6%, puxada pelos EUA
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) informou nesta terça-feira, (21) que o PIB dos países do grupo cresceu 0,5% no terceiro trimestre de 2023, em relação aos três meses anteriores. O resultado repete o avanço de 0,5% visto no segundo trimestre.
A nota da organização indica que o PIB no conjunto da OCDE excedeu o seu nível pré-pandemia (que diz respeito ao quarto trimestre de 2019) em 6% no trimestre em análise. Apenas nos países do G7 o crescimento foi maior (0,6%) no terceiro trimestre, em relação ao segundo.
A aceleração do PIB do G7 foi impulsionada pelos Estados Unidos, cuja economia cresceu 1,2% pois os restantes países do G7 registaram um crescimento nulo, próximo de zero ou negativo no terceiro trimestre. A OCDE indica que a economia manteve-se estável no Canadá, Itália e Reino Unido, cresceu 0,1% em França e recuou no Japão e na Alemanha (-0,5% e -0,1%, respetivamente).
Entre os outros países da OCDE, destacam-se a Polónia e a Costa Rica, com os dois maiores aumentos (1,4% e 1,3%, respetivamente), seguidos da Hungria e México (ambos com 0,9%).
O que MONEY REPORT publicou