Resultado representa um crescimento de 41% em relação ao ano passado, quando o faturamento foi de R$ 88 milhões
As pequenas e médias empresas (PMEs) do varejo online alcançaram um faturamento de R$ 124,5 milhões durante a semana do Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março. Esse resultado representa um crescimento de 41% em relação ao ano passado, quando o faturamento foi de R$ 88 milhões. No dia 15 de março, as vendas alcançaram R$ 18 milhões, conforme dados da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.
Entre 10 e 16 de março, as PMEs comercializaram 1,9 milhão de produtos, marcando um aumento de 46% em comparação ao mesmo período de 2024. No Dia do Consumidor, itens como creatina, perfumes e roupas se destacaram entre os mais vendidos. Os segmentos com maior faturamento foram Moda, com R$ 41 milhões; Saúde & Beleza, com R$ 12,5 milhões; e Acessórios, com R$ 7 milhões.
De acordo com Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop, datas comerciais como o Dia do Consumidor são essenciais para o crescimento das PMEs online. Ele explica que essas datas permitem que os lojistas se destaquem frente aos grandes varejistas, aumentem sua visibilidade e ampliem sua base de clientes, além de fortalecerem sua presença digital. Para ele, trata-se de uma oportunidade de criar vínculos duradouros com os consumidores por meio de estratégias como campanhas promocionais e fidelização.
O ticket médio das compras na semana do consumidor foi de R$ 250, com o cartão de crédito e o PIX representando 48% das transações cada.
São Paulo foi o estado que mais faturou, com R$ 42,5 milhões, seguido por Minas Gerais (R$ 9 milhões), Rio de Janeiro (R$ 7 milhões), Santa Catarina (R$ 6,5 milhões) e Ceará (R$ 6 milhões). Os dados foram levantados a partir das vendas realizadas entre 2024 e 2025 por lojistas brasileiros que utilizam a plataforma Nuvemshop.